Navegação Gestão Educacional - EaD por assunto "Formação continuada"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 43
-
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa da formação continuada ao desafio da alfabetização matemática
(2015-11-28)A presente pesquisa teve por finalidade conhecer as contribuições da formação continuada oferecida pelo PNAIC para a alfabetização matemática de alunos do ciclo de alfabetização em uma escola municipal de Agudo/RS. A ... -
A formação continuada dos gestores escolares
(2011-09-17)O presente trabalho tem como tema principal a formação continuada dos gestores escolares e como objetivo geral visa analisar a formação continuada dos gestores e educadores nas escolas, buscando entender até que ponto a ... -
A gestão democrática e a formação continuada dos professores do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública no município de Santana do Livramento
(2018-11-30)Este trabalho aborda a gestão democrática e a formação continuada dos professores, tendo como objetivo analisar em que medida a equipe gestora escolar pode contribuir para a formação continuada dos professores de uma ... -
Formação continuada de professores alfabetizadores: indicadores de qualidade no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
(2013-11)A busca por uma educação de qualidade para todos, iniciando pela alfabetização plena, implica em uma série de medidas, sendo uma delas a Formação Continuada dos professores alfabetizadores uma vez que são eles os mediadores ... -
A importância atribuida pela gestão escolar à formação continuada de professores: um estudo de caso
(2010-09-17)O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação entre gestão escolar e formação continuada de professores em uma escola municipal de educação infantil, a partir dos apontamentos de um grupo de três professoras ... -
O papel e as contribuições do gestor educacional no processo de formação continuada a partir da percepção docente
(2014-11-28)Esta pesquisa teve por finalidade investigar o papel e as contribuições dos gestores educacionais – mais precisamente do diretor geral e diretor de ensino – em relação ao processo de formação continuada docente a partir ... -
Formação continuada sobre o tema educação inclusiva – perspectiva dos gestores
(2009-08-08)No município de Passo Fundo, há um projeto de formação continuada para os professores da rede municipal de ensino. Ele visa garantir e promover espaços de estudos para o desenvolvimento profissional dos professores que ... -
Gestão escolar: a formação continuada como um instrumento de formação do professor leitor
(2011-09-17)Este trabalho tem como tema a Gestão Escolar com base na formação continuada como instrumento de formação do professor leitor e evidencia as implicações da gestão escolar na formação de professores leitores. Nesse sentido, ... -
Gestão escolar democrática e a formação continuada dos professores
(2013-11-29)A presente pesquisa objetiva investigar como acontece a formação continuada dos profissionais da educação no espaço escolar e como são destinadas as horas de planejamento num processo de gestão escolar democrática, ... -
As contribuições do curso de especialização em Gestão Educacional da UFSM para a compreensão e prática da gestão escolar
(2012-12-01)Considerando a importância da formação no processo de consolidação da democracia na escola e da necessidade de avaliação do alcance das propostas neste sentido, buscou-se analisar a forma como os egressos do curso ... -
A importância da formação continuada e a prática pedagógica na educação infantil uma reflexão a luz de uma escola no município de Campo Bom
(2015-11-28)Esta pesquisa surgiu de uma reflexão sobre a importância da formação continuada e a prática pedagógica dos professores de Educação Infantil, pois a pesquisadora faz parte como profissional docente em uma escola municipal ... -
Repercussões/implicações da formação continuada de professores para o trabalho docente no ensino médio e a relação com a gestão escolar
(2014-11-29)A gestão escolar passa a ter um novo enfoque a partir da década de 1980, quando as ações pedagógicas voltam sua preocupação à formação de sujeitos autônomos. Sabemos que, entre a intencionalidade e a prática de fato, existe ... -
A formação continuada na gestão escolar da rede municipal de Santa Maria
(2013-11-29)Considerando as políticas públicas de apoio à gestão escolar, compreende-se o gestor enquanto agente de integração da comunidade escolar, preocupado com seu papel ante as exigências contemporâneas. Assim, entende-se como ... -
Os princípios que permeiam a relação entre a gestão escolar e a formação continuada de professores
(2014-12-06)A preocupação com a coerência entre a teoria e a prática em relação à formação continuada, foi um princípio importante ao optar pelo tema Formação Continuada permeada pelas contribuições da Gestão Escolar. Os referenciais ... -
O gestor pedagógico no cotidiano escolar
(2014-11-29)Para um maior entendimento sobre o papel do gestor em educação, objetivou-se direcionar o foco principal desta Pesquisa Qualitativa, Estudo de Caso, para a relevância do papel desempenhado pelo gestor pedagógico educacional ... -
Formação continuada: competências e saberes necessários para a construção do educador
(2013-11-30)A formação continuada deve visar fundamentalmente o aperfeiçoamento e a qualificação do educador para o exercício de sua função, na perspectiva de construção de um profissional crítico e reflexivo. O educador deve estar ... -
Formação de gestores: um processo complexo e desafiador
(2013-11-29)Inúmeras são as mudanças que ocorrem todos os dias afetando os mais variados setores da sociedade, inclusive a educação. Com o passar do tempo o modelo de administração escolar baseada no modelo tecnocrático não era mais ... -
A gestão escolar como motivadora da formação continuada de professores da escola Sete de Setembro
(2012-12-01)A presente pesquisa consiste numa análise das políticas de formação continuada e uma análise da formação continuada realizada pela instituição Escola de Ensino Fundamental Sinodal Sete de Setembro da cidade de Não-Me-Toque/RS, ... -
Trajetória profissional, protagonismo docente e formação continuada: estudo de caso em uma escola pública municipal de ensino fundamental em Porto Alegre (RS)
(2012-12-01)O presente trabalho tem por objetivo principal pesquisar a forma como os professores percebem as oportunidades de formações continuadas, quais suas noções de eficiência e eficácia das mesmas, sua disponibilidade em participar ... -
Programa mais educação: um olhar dos coordenadores sobre a formação dos oficineiros em duas escolas estaduais no município de Novo Hamburgo
(2014-11-29)Nesta pesquisa, é apresentada, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica e em seguida, a intenção foi identificar e entrevistar, após implementação do programa Mais Educação, que visa o turno integral na escola, a formação ...