Sistema integrado de gestão para pequenas empresas de serviços
Abstract
Este trabalho apresenta um estudo sobre os principais sistemas de gestão utilizados pelas empresas brasileiras, na atualidade, apresentando características individuais e alguns aspectos comuns, que possibilitaram a integração da ISO 9001, Prêmio Nacional da Qualidade e Planejamento Estratégico. Para tanto, um Sistema Integrado de Gestão foi planejado e desenvolvido, em torno do controle estratégico originado pela interseção de indicadores e otimizado pelo Balanced Scorecard, selecionados por uma empresa prestadora de serviços em tecnologias de gestão, em função das necessidades originadas pelas demandas de tais sistemas e pela própria direção da organização. O trabalho, porém, não visa a apresentação integral da documentação gerada e utilizada pela empresa, na construção do sistema integrado, mas as ferramentas elaboradas, para tanto, e a matriz de indicadores, que está no centro do estudo. Os resultados alcançados monstraram-se efetivos pela obtenção de um sistema multifuncional, composto de 45 indicadores e de pequena documentação associada, versatilidade para integração de novos sistemas, desempenhos acima das metas estabelecidas e múltiplas conquistas externas, tais como o Prêmio Qualidade RS (modalidade Troféu Prata) e a certificação ISO 9001. Espera-se, com isso, que outras organizações, independentemente do ramo de atividade, porte e estágio de gestão, levem em consideração a alternativa de planejarem e desenvolverem seus sistemas de gestão, a partir do sistema de medição, motivados pelo método desenvolvido para o presente trabalho, que apesar de simples, apresenta grandes resultados, a fim de melhor gerirem seus negócios e potencializarem os recursos investidos na sua administração