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dc.contributor.advisorMadruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
dc.creatorCampagner, Mariza Cezira
dc.date.accessioned2015-05-27T12:11:22Z
dc.date.available2015-05-27T12:11:22Z
dc.date.issued2007-03
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/839
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sócias e Humanas, Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública, RS, 2007.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectMudançaspor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.titleO processo de qualificação interferindo na motivação e competência dos funcionários da UFSMpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationAdministração e Gestão Públicapor
dc.description.resumoEste estudo assinala a importância da educação na produção do conhecimento para as mudanças na universidade. Verifica a evolução dos funcionários da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) após terem efetuado o Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública/CCSH/UFSM. O objetivo é o de destacar as principais transformações percebidas pelos servidores da UFSM após o processo de qualificação proporcionado pelo Curso no que diz respeito à sua motivação e competência. O público alvo da pesquisa foram vinte e seis alunos/servidores. O questionário fechado foi aplicado no mês de novembro/2006. Os resultados indicaram que o curso contribuiu para o desenvolvimento de novos conhecimentos e que a necessidade de poder não é o maior fator motivacional para o grupo. O Curso foi um fator motivacional e a motivação afeta a produtividade e comportamento dos alunos/servidores. Além disso, representou uma possibilidade de autodesenvolvimento e contribuiu para o desenvolvimento de novas habilidades, atitudes e que tecnologia da informação não é tudo para o trabalhador/servidor. A questão financeira apresentou baixa valorização, pois os ganhos econômicos proporcionados pelo curso não são mais importantes que o auto desenvolvimento, denotando que o incentivo econômico não é o principal componente da motivação. O desvio padrão indicou certa homogeneidade nas respostas, o desvio padrão variou de 1,06 a 1,88. Constatou-se a necessidade de se prosseguir nos estudos desse tema para que sejam ampliadas as possibilidades de utilização de motivação e competência pelos servidores da Universidade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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