Mostrar registro simples

dc.creatorSousa, Leandro Righi de
dc.date.accessioned2016-12-14
dc.date.available2016-12-14
dc.date.issued2016-08-26
dc.identifier.citationSOUSA, Leandro Righi de. The body in Husserl’s work Ideias II: oblivion, sensations, zero-point.. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9167
dc.description.abstractThe present study aims to present the general way in which Husserl understand the meaning of body as body-live from the bias of the sensations as well as the general sense of the body as zero-point (Nullpunkt), positioning this study from paragraphs §36-37 and §41 of the work Ideas II. In the first chapter we present the historical and philosophical reasons for the theme investigation, the etymological and philosophical origins of the term Leib and general aspects of the "body" in Ideas II work. In a second time, we drove a study on the constitution of the body as the body alive from the bias of sensations. In the third chapter of this work, we study the meaning of zero-point (Nullpunkt) body and the way the body from its zero (Null) position is originally the show look of things (Ding).eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCorpopor
dc.subjectCoisa (Ding)por
dc.subjectSensaçõespor
dc.subjectPonto-zero (Nullpunkt)por
dc.subjectHusserlpor
dc.subjectBodyeng
dc.subjectThing (Ding)eng
dc.subjectSensationeng
dc.subjectZero-point (Nullpunkt)eng
dc.subjectHusserleng
dc.titleO corpo na obra Ideias II de Husserl: esquecimento, sensações, ponto-zero.por
dc.title.alternativeThe body in Husserl’s work Ideias II: oblivion, sensations, zero-point.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo geral apresentar o modo como Husserl compreende o sentido de corpo como corpo-vivo a partir do viés das sensações, bem como, o sentido de corpo como ponto-zero (Nullpunkt), posicionando esse trabalho nos parágrafos §36-37 e §41 da obra Ideias II. No primeiro capítulo apresentaremos as razões histórico-filosóficas que justificam a investigação da referida temática, as origens etimológicas e filosóficas do termo Leib e os aspectos gerais do corpo na obra Ideias II. Em um segundo momento, dirigiremos um estudo sobre a constituição do corpo como corpo-vivo a partir do viés das sensações. No terceiro capítulo deste trabalho, estuda-se o sentido de corpo como ponto-zero (Nullpunkt) e o modo como o corpo a partir de sua posição zero (Null) constitui originariamente o aparecer visual das coisas (Ding).por
dc.contributor.advisor1Grzibowski, Silvestre
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6586514798766408por
dc.contributor.referee1Cescon, Everaldo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6765757500921817por
dc.contributor.referee2Fabri, Marcelo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9122803302644811por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3521946163566726por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples