Educação patrimonial e educação de jovens e adultos: uma experiência na Escola Marieta D` Ambrósio em Santa Maria/RS
Resumen
Pensando-se a escola pública no contexto da educação formal, como a Instituição responsável
pela formação básica da maioria dos cidadãos brasileiros, faz-se relevante aproximar a
Educação Patrimonial do currículo escolar. Este estudo estará enfocando a tendência de análise
dos bens culturais que abordam as suas relações com as identidades e memórias de um lugar,
vinculado às pessoas que ali vivem e desfrutam dos ambientes coletivos no seu cotidiano.
Constitui-se pois, importante elo na formação cultural do indivíduo diante das diferentes
realidades, visando ampliar seus conhecimentos, na formação de cidadãos mais plenos. Teve-se
como objetivo central desta pesquisa, investigar como ações educativas planejadas sobre o
Patrimônio Cultural podem contribuir para ampliar o conhecimento do lugar de vivência dos
alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual de Ensino Fundamental
Marieta D Ambrósio, na cidade de Santa Maria. Para isso, foram planejadas diversas ações
educativas sobre os bens culturais no entorno da escola, ampliando-se as ações educativas para
o Centro Histórico da cidade de Santa Maria, RS. Foram definidos como objetivos específicos da
pesquisa: conhecer a realidade sociocultural dos alunos da EJA; compreender como os alunos
da EJA percebem os bens culturais a partir de ações educativas em diferentes locais da cidade;
analisar como ações educativas sobre os bens culturais locais podem contribuir para ampliar o
conhecimento do lugar de vivência dos alunos da EJA; identificar como a educação patrimonial
pode ser contemplada no currículo da EJA. Partindo desse pressuposto, este trabalho visa
apresentar alguns resultados e reflexões que envolvem essa temática, a partir das experiências
vivenciadas pelos educandos, na compreensão das indagações propostas e conforme os
objetivos desta pesquisa. Definiu-se como método investigativo a pesquisa-ação, desenvolvido
em três diferentes etapas: a) revisão bibliográfica de conceitos através de autores que
fundamentam teoricamente o tema e revisão da legislação em vigor; b) coleta de dados em
fontes secundárias através da análise de documentos iconográficos e textuais sobre os bens
culturais em estudo; c) coleta de dados empíricos na articulação do patrimônio cultural da cidade
através das ações educativas. Os resultados revelaram que para a maioria dos educandos as
ações de Educação Patrimonial sobre os bens culturais locais, ampliaram o conhecimento dos
lugares de patrimônio cultural da cidade, propiciando conhecer diversos lugares que não
conheciam ou que não atribuíam valor. Além de terem experienciado momentos de vivência
coletiva, que marcaram o processo educativo na escola, evidenciou-se, o surgimento de vínculos
com a cidade onde moram. Bem como, a compreensão da importância de conhecer para
valorizar e atribuir significados às diferentes culturas que permeiam os espaços coletivos, na
representação de grupos sociais distintos através dos tempos. Reuniu-se também, alguns
subsídios na promoção de avanços e melhorias das práticas de Educação Patrimonial possíveis
de serem realizadas no âmbito escolar.