Mostrar registro simples

dc.creatorMarcuzzo, Patrícia
dc.date.accessioned2006-10-23
dc.date.available2006-10-23
dc.date.issued2006-06-02
dc.identifier.citationMARCUZZO, Patrícia. A study of research reports in genre analysis. 2006. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9776
dc.description.abstractStudies in Genre Analysis have been developed in order to explore the configuration of academic genres and to interpret their functions according to the discourse communities in which they operate. Some examples are the studies developed by Swales (1990; 2004) about the research article and the study developed by Motta-Roth (1995) about the book review. However, some studies have pointed out the need for better explanation of the methodology employed in the analysis of language as discourse (see, for example, Paltridge, 1994; Barton, 2002; Bazerman and Prior, 2004). In view of this, the theme of the present work is the research procedures adopted in Genre Analysis. The analysis is concentrated on the Methods section of Applied Linguistics research articles which focus on English for Academic Purposes (EAP). This work aims at identifying analytical categories and research procedures adopted in the analysis of research articles in order to elaborate a systematization of the research procedures in Genre Analysis. For that purpose, twelve research articles and interviews with four authors were analyzed in the light of the relevant literature. The analysis showed that the studies are concentrated on the investigation of the macrostructure or on the microstructure of research articles. Studies about the microstructure report exclusively the analysis of grammatical elements, what leads to conclude that they do not configure a genre analysis according to the current works developed in genre study (Bazerman, 1988; Swales 1998; 2004). These studies are related to the first phase of the Genre Analysis that investigates the textualization of lexico-grammatical elements in the sentence level (Bhatia, 2004, p. 3). Studies about the macrostructure are related to the second phase of genre studies that investigates the language with the purpose of identifying patterns of organization in written discourse. If the objective of these studies is in fact to develop a genre analysis in order to contribute to reading and writing teaching in EAP, these studies should include an ethnographic perspective that analyzes the genre based on its context.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRelatos de pesquisapor
dc.subjectProcedimentos de pesquisapor
dc.subjectAnálise de gêneropor
dc.subjectResearch reportseng
dc.subjectResearch procedureseng
dc.subjectGenre analysiseng
dc.titleUm estudo de relatos de pesquisa em análise de gêneropor
dc.title.alternativeA study of research reports in genre analysiseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEstudos em Análise de Gênero têm sido desenvolvidos a fim de explorar a configuração dos gêneros acadêmicos e interpretar suas funções de acordo com as comunidades discursivas em que operam. Alguns exemplos são os estudos desenvolvidos por Swales (1990; 1998;2004) sobre o artigo acadêmico e o estudo desenvolvido por Motta-Roth (1995) sobre a resenha. No entanto, alguns estudos têm apontado a necessidade de se explicitar melhor a metodologia empregada na análise da linguagem como discurso (ver, por exemplo, Paltridge, 1994; Barton, 2002; Bazerman e Prior, 2004). Em vista disso, o tema do presente estudo são os procedimentos de pesquisa adotados na Análise de Gêneros. A análise está concentrada nas seções de Metodologia de artigos de Lingüística Aplicada com foco no Ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (English for Academic Purposes - EAP). O objetivo é identificar categorias analíticas e procedimentos de pesquisa adotados na análise do artigo acadêmico a fim de elaborar uma sistematização do processo de pesquisa em Análise de Gênero. Para tanto, doze artigos foram analisados à luz da literatura relevante e das entrevistas realizadas com quatro autores. A análise revelou que os estudos se concentram na investigação da macroestrutura ou da microestrutura de artigos. Os estudos sobre a microestrutura reportam exclusivamente a análise de elementos gramaticais, o que leva a concluir que eles não se configuram em uma Análise de Gênero a partir dos trabalhos correntes desenvolvidos no estudo de gênero (Bazerman, 1988; Swales 1998; 2004). Esses estudos estão relacionados à primeira fase da Análise de Gênero, que se refere à investigação de elementos léxico-gramaticais no nível da sentença (Bhatia, 2004, p. 3). Os estudos sobre a macroestrutura estão relacionados à segunda fase do estudo de gêneros, que investiga a linguagem com o objetivo de identificar padrões de organização do discurso (ibidem, 2004, p. 3). Se o objetivo desses estudos é realmente desenvolver uma análise de gênero de modo a contribuir para o ensino de leitura e escrita em EAP, esses estudos deveriam incluir uma perspectiva etnográfica, que analisa o gênero com base no seu contexto.por
dc.contributor.advisor1Roth, Désirée Motta
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1041903940850268por
dc.contributor.referee1Carvalho, Gisele de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1888308625393796por
dc.contributor.referee2Ostermann, Ana Cristina
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8555609827722273por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0111290356352068por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples