Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 401-420 of 571
-
Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação: uma racionalidade didática na formação de educadores especiais
(2010-11-19)Este artigo monográfico objetiva problematizar as TIC aplicadas à educação como uma racionalidade didática na formação de educadores especiais. Especificamente, busca-se compreender a inserção das tecnologias da informação ... -
Tecnologias da informação e da comunicação e o atendimento educacional especializado: um estudo de caso considerando a deficiência cognitiva e suas implicações
(2014-07-11)O presente trabalho objetiva analisar um estudo de caso de uma aluna com déficit cognitivo e sua construção de conhecimentos com uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação e suas múltiplas ... -
Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais
(2012-11-30)O presente artigo aborda a situação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas, em especial nos três primeiros anos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual do interior do RS, apresentando, brevemente, ... -
Tecnologias da informação e da comunicação em sala de aula
(2010-12-10)Este artigo tem como propósito apresentar os resultados da investigação realizada em uma escola de ensino fundamental da rede pública municipal, tendo como objetivo desvendar causas das dificuldades para inclusão de TIC’s ... -
Tecnologias da informação e da comunicação na aprendizagem autônoma de inglês: uma análise das características didáticas do site www.englishcentral.com
(2012-11-30)Há uma extensa variedade de recursos das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) que podem ser aplicados à educação a fim de otimizar a aprendizagem dos alunos. Para o desenvolvimento de proficiência em Língua ... -
As tecnologias da informação e da comunicação na formação continuada de profesores: um estudo de caso no município de Toropi/RS
(2018-12-01)O presente trabalho tem como objetivo central investigar e identificar as propostas formativas que priorizem a inserção e promoção das Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação, na formação continuada ... -
As tecnologias da informação e da comunicação na mediação da alfabetização de alunos com deficiência intelectual
(2018-11-30)O presente trabalho traz como temática principal a mediação das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na área da educação especial. O objetivo da pesquisa foi elaborar estratégias para a alfabetização, com a ... -
As tecnologias da informação e da comunicação na promoção da educação ambiental
(2011-10-08)O cuidado com o meio ambiente tem se apresentado como uma grande discussão nos meios de comunicação nos últimos tempos. Vivemos um momento de crise ambiental em nosso planeta, necessitando urgentemente de uma mudança de ... -
As tecnologias da informação e da comunicação no ensino e a aprendizagem da arte contemporânea: um estudo de caso em uma escola de Santa Maria/RS
(2012-12-01)O presente artigo analisou a intervenção e aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no contexto escolar aliada ao ensino da Arte Contemporânea aplicando os conhecimentos vivenciados ao longo do Curso de ... -
As tecnologias da informação na formação do arte/educador
(2010-11-05)Este artigo argumenta sobre a importância e necessidade do uso das tecnologias digitais na formação do arte/educador discutindo concepções sobre conhecimento e cultura que embasam a atividade docente. Também discute e ... -
Tecnologias da informação na rotina estudantil: estudo de caso dos alunos de um curso de graduação
(2010-10-04)Diversas teorias de aprendizagem ressaltam a importância da interação social como forma de promover o desenvolvimento humano. Neste sentido, as ferramentas tecnológicas, quando bem utilizadas, têm o poder de construir ... -
Tecnologias de informação e comunicação como ferramentas de apoio aos processos de ensino, aprendizagem e interação de alunos com deficiência intelectual
(2018-01-23)Este artigo visa analisar a importância das redes sociais na comunicação verbal (escrita ou falada),contribuindo nas questões de ortografia e na interpretação da leitura, principalmente das Pessoas com Deficiência Intelectual. ... -
As tecnologias de informação e comunicação e suas implicações no contexto educacional das séries iniciais do ensino fundamental: novas ferramentas para o processo se ensinar e aprender?
(2009)A utilização das tecnologias de informação e de comunicação na educação tem sido indicada como ferramentas capazes de favorecer os processos de ensino e de aprendizagem em contexto escolar. Entretanto, há muitos questionamentos ... -
Tecnologias de informação e comunicação nas aulas de química: reflexões sobre a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática sobre termoquímica em uma turma de 2º ano do ensino médio
(2012-11-30)É consenso nas pesquisas da área que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) são recursos importantes que precisam estar inseridos na prática escolar a fim de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, ... -
Tecnologias digitais na educação matemática: produzindo outras maneiras de pensar e ser professor(a) que ensina matemática no ensino fundamental e médio
(2010-11-06)O presente trabalho emerge de um conjunto de experiências vivenciadas por um grupo de professores de matemática em formação inicial, do curso de Licenciatura em Matemática; integrante do projeto Prolicenciatura, pela Rede ... -
Tecnologias e educação: utilizando filmes e vídeos na sala de aula
(2010-11-26)A introdução de tecnologias audiovisuais na vida cotidiana cresce de maneira bastante rápida em todas as esferas da sociedade. Na educação a utilização de recursos tecnológicos também aumenta, na medida em que cresce o ... -
As tecnologias e sua acessibilidade aos alunos de educação infantil e anos iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rech
(2011-10-21)Este artigo relata o trabalho realizado junto a uma escola municipal da região do Vale do Rio Pardo – Rio Grande do Sul, na busca por identificar o uso das Tecnologias na Educação, na Educação Infantil e Anos Iniciais. ... -
Tecnologias educacionais: a informática como elemento potencializador do processo ensino-aprendizagem nas séries iniciais
(2009-12-05)Este estudo teve o objetivo de discutir o uso da informática na Sala Digital, através de softwares educativos, jogos educacionais e objetos de aprendizagem no processo ensinoaprendizagem nas séries iniciais do ensino ... -
Tecnologias móveis: práticas pedagógicas inovadoras
(2018-12-01)Ao longo dos últimos anos muito se discute sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas atividades pedagógicas. A formação dos professores contempla o uso dessas tecnologias nas práticas ... -
Tecnologias na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem
(2011-10-14)O presente artigo é resultado da pesquisa sobre Tecnologias na Educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem que teve como objetivo compreender como acontece o processo de ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias. ...