Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 430-449 of 571
-
TIC e literatura infantil: desafios da prática pedagógica na era digital
(2018-12-01)Este trabalho busca refletir se e em que medida há desafios na implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na organização pedagógica de professores de Literatura, mais especificamente de doutorandas em ... -
TIC e sala de aula uma investigação sobre o uso do celular na aula de Educação Física
(2014-07-12)O presente trabalho apresenta um estudo realizado no Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem por objetivo analisar as ... -
TIC e sala de aula: uma investigação sobre o uso das redes sociais no ensino de ciências
(2018-12-01)Vive-se numa sociedade em constantes transformações e a internet é responsável por mudanças que trazem novos desafios pedagógicos para as escolas. Assim, os professores precisam aprender e integrar as novas tecnologias de ... -
As TIC no contexto escolar do ensino médio: um estudo em escolas da rede pública de Santa Maria - RS
(2014-07-11)A expansão do uso de computadores e do acesso à Internet, presenciado nos últimos anos, evidencia o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), as quais influenciam na modificação de hábitos cotidianos de seus ... -
As TIC's no curso de Arquivologia da UFSM: metodologias e funções
(2014-07-12)Esta investigação teve o intuito de apresentar, conhecer e compreender como se dá o uso das TIC's na Graduação em Arquivologia da UFSM, focando em disciplinas que tenham uma identificação mais efetiva com as tecnologias. ... -
TICs - instrumentos e ferramentas de auxílio na aprendizagem
(2009-10-30)Este trabalho se constitui numa análise da importância das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), no processo ensino-aprendizagem, bem como na avaliação das alternativas e propostas metodológicas oferecidas pela ... -
As TICs como motivadoras da aprendizagem em aulas de língua inglesa
(2011-10-21)Este artigo faz uma discussão sobre questões no ensino e aprendizagem de Língua Inglesa e as contribuições do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nesta área, apontando para a relevância e o potencial de ... -
As TICs e a educação profissional dos operadores de segurança pública
(2011)O presente artigo visa apontar as contribuições das Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação profissional dos operadores de segurança pública, por meio de revisão teórica. Em particular, no sistema de ensino ... -
TICs e acessibilidade na EaD: investigativa com tutores e docentes
(2017-06-24)A presente investigativa buscou compreender se tutores e professores que atuam na Educação a Distância-EAD sentem-se preparados para proporcionar a acessibilidade de acadêmicos com deficiência. Na atual conjuntura a EAD ... -
TICs e atendimento educacional especializado na deficiência intelectual
(2009-09-30)O presente artigo tem como objetivo apresentar TICs e Atendimento Educacional Especializado na Deficiência Intelectual, baseado em estudos de especialistas, disponibilizados em sites na internet, fontes consultadas e ... -
TICs e gênero textual: charge animada
(2010-12-15)Este artigo tem como objetivo apresentar o uso da Charge Animada em sala de aula. Para isso, foram feitas investigações baseadas em estudos de especialistas, disponibilizados em sites da internet, a partir de fontes ... -
TICs e sala de aula: uma investigação sobre o uso das tecnologias no ensino de história no contexto da quinta série/sexto ano do ensino fundamental em Santa Maria
(2010-11-26)Este artigo discute a relação entre Educação e Tecnologias, verificando e elucidando a utilização das mesmas no currículo da quinta série/sexto ano do ensino fundamental em algumas escolas do município de Santa Maria. ... -
As TICS e sua relação com o processo de aprendizagem dos professores da rede municipal de ensino voltadas para os anos iniciais do ensino fundamental
(2009-12-15)Este artigo tem como proposta abordar o processo de aprendizagem por parte dos professores da rede municipal de ensino, em relação às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), sua aplicação e mediação em sala de ... -
As TICs nos laboratórios de informática: um estudo de caso das escolas da rede pública de ensino de Santana do Livramento - RS
(2009-09-30)O presente artigo tem como objetivo pesquisar a situação em que se encontram os laboratórios de informática quanto à sua utilização pelos professores e alunos no desenvolvimento do ensino aprendizagem nas escolas públicas ... -
TIC’s aliadas a ferramentas educacionais para o ensino da Matemática
(2017-06-23)O presente trabalho relata como tema a utilização de jogos como ferramenta auxiliadora no ensino da matemática. Teve como objetivo investigar trabalhos relacionados que abordassem a importância da utilização de jogos em ... -
Tipos de mapas conceituais resultantes da representação esquemática de conceitos
(2012-12-01)O presente trabalho apresenta a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, nos processos cognitivos que envolvem a aquisição de novos conceitos na forma de mapas conceituais. A elaboração dos mapas conceituais ... -
Toondoo: o uso de histórias em quadrinhos como objeto de aprendizagem na formação continuada de professores
(2017-06-24)Este artigo analisa um trabalho desenvolvido como parte de um curso de formação continuada de professores, implementado na escola municipal Pão dos Pobres em Santa Maria-RS. Teve como objetivos contribuir na formação ... -
Trocas interdisciplinares em projetos com o uso da internet
(2010-12-07)O crescente trabalho com projetos interdisciplinares nas escolas motiva a escolha deste tema, com o propósito de identificar os possíveis fatores que facilitam ou dificultam o processo de interação e comunicação da comunidade ... -
A tutoria na educação a distância: pressupostos, desafios e potencialidades na prática de tutores a distância
(2011)O presente artigo aborda a tutoria na Educação a Distância (EaD), sobretudo no que se refere ao trabalho desenvolvido por tutores a distância. Relata um estudo cujo objetivo foi compreender o papel do tutor a distância ... -
Tutoria presencial em TICs: competências e habilidades
(2010-11-04)Educação a distância pode ser considerada como o ensino mediado por tecnologias onde professor e estudantes estão separados temporal e espacialmente, onde normalmente está mediação é monitorada por um tutor presencial, com ...