Navegação Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD por título
Itens para a visualização no momento 114-133 of 571
-
Os elementos da linguagem visual como facilitadores no uso das TIC´s em sala de aula
(2011-10-21)Em consequência da aceleração tecnológica dos dias atuais, é necessário que os profissionais de educação estejam preparados para lidar com as diferentes mídias existentes no contexto escolar ao qual se inserem. Com base ... -
O encanto dos contos de autores gaúchos na leitura através do blog
(2012-11-23)Estamos inseridos em um mundo em meio a tantas mudanças e no qual temos de expressar nossa opinião constantemente em diversas situações com as quais nos deparamos no cotidiano. Entendemos que para formar cidadãos conscientes ... -
O ensino da geometria espacial apoiado pelo software Poly
(2014-07-12)Este projeto tem como objetivo diversificar as práticas de ensino de geometria espacial em especial com o estudo das planificações dos sólidos geométricos. Para tanto, apresenta uma proposta para docentes de uma escola ... -
O ensino da língua inglesa por meio de jogos educativos online
(2012-11-30)A atual prática pedagógica requer o uso de atividades inovadoras que desenvolvam o pensamento crítico, a reflexão e a adequada tomada de decisões. Pesquisas recentes revelam que jogos eletrônicos possuem esses pré-requisitos, ... -
O ensino da língua portuguesa para sujeitos surdos com a utilização das tecnologias da informação e da comunicação
(2011)Pretende o presente artigo, demonstrar de que forma as Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação, possibilitam melhor propagação do ensino da língua portuguesa aos surdos, proporcionando com isso, o ... -
Ensino da tabuada por meio de jogos educativos digitais
(2014-07-12)Os jogos fazem parte do mundo atual, desta forma a uma grande importância em colocá-los a disposição das crianças em seu âmbito educacional. A inserção dos jogos tecnológicos no ensino da matemática, mais precisamente da ... -
Ensino de artes mediado por tecnologias audiovisuais nas séries iniciais
(2018-12-01)Face às tecnologias de informação e comunicação (TIC) e seus significativos impactos sociais e culturais, este estudo tem por objetivo discutir acerca das implicações dessas mudanças na educação, refletindo sobre as ... -
O ensino de produção textual em ambiente virtual: redação argumentativa e o Moodle
(2018-12-01)A crescente utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizado em educação à distância e, também, presencial e da constante necessidade do adequado uso da língua materna, instiga este trabalho que aborda o ensino do texto ... -
O ensino de sociologia permeado pelas TICS: mapeando objetos educacionais digitais
(2017-06-24)Este estudo tem como objetivo analisar a presença de objetos educacionais digitais (OE) relativos à disciplina de Sociologia em repositórios educacionais abertos como a Rede Internacional Virtual de Educação (RIVED), ... -
Ensino e aprendizagem na era digital: análise da disponibilidade e utilização de recursos tecnológicos em escolas municipais de Ensino Fundamental de Santa Rosa/RS a partir de oficinas de sensibilização com docentes
(2014-07-11)O estudo apresentado neste artigo teve como objetivo geral conhecer, a partir de uma amostragem, a estrutura e utilização dos laboratórios de informática das escolas municipais de Ensino Fundamental de Santa Rosa, RS, assim ... -
Ensino híbrido na EJA: um mapeamento sistemático da literatura
(2018-12-01)A presente pesquisa bibliográfica que tem por tema a utilização dos modelos de Ensino Híbrido em classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), traz como problema de pesquisa: Quais os modelos de Ensino Híbrido utilizados ... -
Ensino tradicional e ensino mediado por tecnologias digitais: um comparativo utilizando o software GeoGebra
(2017-06-23)O uso de tecnologias no ensino de matemática tem se intensificado nos últimos anos, visto que a quantidade de recursos e softwares desenvolvidos para auxiliar o professor nos processos de ensino e aprendizagem é imensa. ... -
Ensino-aprendizagem em educação a distância: um estudo de caso no ensino superior
(2011-10-22)O presente artigo foi elaborado a partir dos estudos realizados sobre ensino-aprendizagem em educação à distância. A pesquisa deu-se por meio da análise de questionários quantitativos e qualitativos aplicado a alunos e ... -
Os entraves da utilização do computador na escola
(2010-09-30)O presente artigo focaliza os entraves da utilização do computador nas escolas do município de Agudo, discutindo suas implicações como recurso metodológico e seu auxílio na construção do conhecimento do aluno. Trata-se de ... -
Equipe multidisciplinar: possibilidade de eficiência e qualidade no EaD
(2011-10-15)Este artigo tem por objetivo discutir o papel desempenhado pelas equipes multidisciplinares no EaD, destacando sua importância para a eficiência e qualidade das tecnologias de informação e comunicação aplicadas à Educação ... -
A era digital na escola
(2010)O estudo em questão buscou verificar o uso da informática na educação no contexto da escola, tendo como suporte um estudo de caso para coletar dados da realidade a ser observada, valendose de uma pesquisa de campo, onde ... -
A era digital na escola: o uso das TIC como prática pedagógica na formação do cidadão do século XXI
(2012-12-01)Diante do rápido avanço das tecnologias nas diversas atividades humanas, torna-se necessário que a escola também acolha esse recurso para aquisição e aprimoramento do conhecimento, com capacidade de preparo e formação ... -
Escoando imagens
(2014-07-12)O presente artigo busca aproximar o pensamento deleuziano da produção audiovisual. Toma-se para análise os espaços e intervalos quaisquer e os movimentos de afecto e afecção de Spinoza. Tece-se uma cartografia dos ... -
A escola antes e depois do Laptop
(2009-11-21)Buscamos com este artigo investigar como eram as escolas da cidade de Rivera-Uruguai antes da chegada do Laptop. Neste contexto sentimos a necessidade de saber se mudou a proposta metodológica dos educadores. Para desenvolver ... -
A escola do século XXI: as redes sociais em educação
(2011-11-08)A presença da informática no dia a dia de professores, alunos e sociedade em geralé inegável. Ainda assim, percebe-se que o uso das novas tecnologias é pouco exploradoem sala de aula. A utilização dos múltiplos recursos ...