Browsing Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação - EaD by Title
Now showing items 74-93 of 571
-
A contribuição dos jogos pedagógicos online no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais
(2009-11-28)Este artigo apresenta uma pesquisa na área educacional sobre a Contribuição dos Jogos Pedagógicos Online no Processo Ensino e Aprendizagem. O trabalho baseia-se em atividades aplicadas em sala de aula, pela professora ... -
A contribuição dos objetos de aprendizagem no ensino de química
(2012-11-23)O presente artigo resultou de uma pesquisa qualitativa que analisa as contribuições do uso dos objetos de aprendizagem no desenvolvimento das aulas de Química, tanto em escolas públicas como em particulares, realizando ... -
A contribuição dos softwares educativos no processo de alfabetização escolar: possibilidades e desafios
(2011-01-08)A informática na educação é uma ferramenta de grande importância no processo de alfabetização, pois constitui um atrativo na aprendizagem, que desperta a curiosidade, permite a continuidade das atividades e estimula a ... -
Contribuições da cultura visual para pensar a imagem no contexto EaD
(2012-11-30)O presente artigo apresenta uma investigação realizada no Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, cujo problema central foi discutir as possibilidades que a cultura visual ... -
Contribuições das tecnologias de informação e comunicação no atendimento educacional especializado
(2017-06-24)O presente estudo tem por objetivo investigar como os recursos tecnológicos são utilizados pelos professores do atendimento educacional especializado (AEE) e suas contribuições para o processo inclusivo destes sujeitos no ... -
Contribuições das tecnologias no processo de ensino aprendizagem
(2012-11-30)Este trabalho busca a reflexão acerca das tecnologias como mediadoras do processo de ensino aprendizagem e da prática escolar do educador. Baseado neste contexto o trabalho está estruturado nos moldes de um estudo de caso, ... -
As contribuições dos recursos educacionais abertos para a promoção da competência em informação do campo da saúde
(2018-11-30)Este artigo tem como objetivo analisar se os recursos educacionais abertos e os massive open online courses podem ser utilizados nos programas de competência em informação realizados por bibliotecas de Ciências de Saúde, ... -
Correlação tecnologias, aprendizagem, educação física e saúde dos jovens
(2011-10-15)Este artigo relata o estudo de caso realizado para verificar a correlação entre Tecnologias, Aprendizagem, Educação Física e Saúde dos Jovens. Foi realizado em uma escola da rede pública do município de Independência – RS, ... -
Criação de vídeo book: uma experiência no processo de letramento
(2012-12-07)O processo de letramento ultrapassa os limites apenas do processo de alfabetização, supõe-se um apropriar-se dos códigos linguísticos para ampliar o conhecimento e mundo, tendo o professor o papel de mediador entre os ... -
Criação e aplicação do objeto de aprendizagem: "Show das unidades de medidas"
(2011-10-29)Este artigo traz uma revisão sobre objetos de aprendizagem e da importância de sua utilização no ensino de Matemática. Após descreve como se deu a construção do objeto de aprendizagem "Show das unidades de medidas", que ... -
A criação, uso, mediação e interação possibilitada pela ferramenta blog na educação infantil de Sobradinho
(2011-11-21)Este artigo é decorrente de um projeto de pesquisa, com o objetivo de investigar e compreender como a ferramenta blog tem contribuído para fortalecer o trabalho em rede de aprendizagem, enfatizando a troca de experiência ... -
A cultura de uso do ambiente virtual Conecta Unijuí: um estudo de caso
(2012-07-12)Este artigo teve por objetivo investigar a cultura de uso do ambiente virtual de aprendizagem Conecta Unijuí por meio da análise das comunidades criadas desde o ano de sua criação, em 2007, até o ano de 2013, totalizando ... -
Cultura digital no ensino básico
(2018-12-01)Em decorrência dos avanços e da multiplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e do aumento ao acesso a elas pela maior disponibilidade de computadores, smartphones e tablets temos que considerar a necessidade ... -
O desafio da inclusão de estudantes surdos no AVA Moodle
(2017-06-23)As possibilidades de acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem tornam-se limitadas diante das ferramentas disponíveis nestes ambientes, desta forma estes instrumentos necessitam de adaptações. Assim, este trabalho ... -
Desafios frente ao uso das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem: jogos educativos computadorizados
(2010-09-04)Neste artigo apresenta-se como objetivo principal trazer aquilo que se destaca como alguns dos desafios e possíveis soluções encontradas no ambiente escolar, a partir do processo ensino aprendizagem através dos jogos ... -
Design gráfico e prática docente: uma análise projetual de livros didáticos do EAD/UFSM
(2018-12-01)Com a alta demanda dos cursos de Educação a Distância (EaD) no contexto atual, também há necessidade de aprimorar as tecnologias utilizadas nos processos de ensino e aprendizagem no que tange à elaboração de materiais ... -
A dificuldade para o emprego das TICs por professores do ensino fundamental: um estudo de caso em uma escola pública no município de Três de Maio, RS
(2010-12-28)Este artigo relata um estudo de caso que buscou conhecer as causas da subutilização da sala digital de uma Escola Pública Estadual do município de Três de Maio, RS. Esta pesquisa aqui apresentada foi desenvolvida dentro ... -
Dificuldades na inserção das TICs como instrumento de auxílio no aprendizado no ensino público
(2010-11-05)Este artigo faz uma breve discussão sobre as dificuldades da inserção das TICs como instrumento de auxílio no aprendizado no ensino público. A partir de uma revisão de bibliografia aborda-se o assunto e busca-se identificar ... -
Do virtual ao presencial num curso de atualização
(2009)Tendo em vista a importância do uso das tecnologias da informação e da comunicação no âmbito educacional, o presente artigo descreve a experiência de um curso de atualização para acadêmicos e funcionários do Polo Educacional ... -
Duolingo: experiência como tarefa de casa na aprendizagem de vocabulário em língua inglesa
(2017-11-28)O presente artigo relata uma pesquisa sobre o uso do aplicativo Duolingo como recurso didático complementar do ensino de Língua Inglesa para auxiliar a memorização de vocabulário. Segundo Gass e Sellinker (2001) o léxico ...