Idas e vindas ao Passo da Guanxuma: a relação entre espaço ficcional e memória na obra de Caio Fernando Abreu
Resumo
Em 1984, Caio Fernando Abreu criou a cidade ficcional de Passo da Guanxuma. Caracterizado como uma cidade interiorana, esse espaço, com o passar dos anos, assumiu
uma significação muito particular na obra desse escritor, bem como uma localização singular, figurando ao lado de municípios com existência real. Neste estudo, nos propomos
a elencar as alusões a esse espaço encontradas ao longo da obra de Abreu, relacionandoas e comparando-as, ao mesmo tempo em que tentamos estabelecer um diálogo entre as
personagens, as ações e as referências temporais e espaciais a ele relacionadas, compondo um grande romance aberto e fracionado, no qual os textos analisados apresentam-se como trechos, como fragmentos. Para alcançar nosso objetivo dividimos esse trabalho em três partes. Na primeira, apresentamos a biografia do autor estudado e a análise das obras que contêm referências à cidade ficcional estudada. Na segunda, discutimos alguns aspectos da literatura na contemporaneidade e realizamos aproximações com a obra de Abreu, destacando o papel do leitor. Também apresentamos algumas considerações sob o sentimento de deslocamento presente nas personagens que migraram do Passo rumo a grandes metrópoles, relacionando-as com o signo do estrangeiro. Na terceira, discutimos o processo globalizante, a tentativa de homogeneização que impera nas metrópoles ao redor do mundo gerando confrontos entre a proposição de uma
universalização e a resistência das culturas regionais; as constantes mudanças no panorama das grandes cidades e, consequentemente, nos indivíduos que nelas habitam.
Também abordamos a impossibilidade de retorno, apesar das personagens o almejarem, pois o indivíduo que partiu tornou-se outro da mesma maneira que a cidade deixada para
trás também mudou, o que torna o Passo da Guanxuma um espaço ainda mais particular.