Navegação por orientadores "Bernardi, Giliane"
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Produção textual e multimodalidade: uma proposta com realidade aumentada
(2015-08-26)A revolução tecnológica vivenciada pela sociedade contemporânea e o avanço de ferramentas midiáticas evidenciam a necessidade de que a educação também se insira nesse contexto e subsidie suas ações com o auxílio desses ... -
Time Explorer: plataforma digital para criação de jogos de linhas do tempo educacionais
(2023-12-21)O avanço tecnológico é um fato inegável, principalmente quando o assunto é em relação ao entretenimento. É notável que a cada ano que passa os jogos eletrônicos ganham mais e mais popularidade entre os jovens e mais velhos. ... -
O uso de blockchain para auditoria de dados: um estudo de caso em cloud computing
(2023-08-07)O presente trabalho tem como objetivo analisar as aplicações da tecnologia Blockchain dentro de Cloud Computing (computação em nuvem). A pesquisa partiu de uma revisão teórica, contextualizando os principais conceitos e ... -
CAITA: modelo de unidade de estudo para o desenvolvimento colaborativo de RPG no ensino de artes
(2021-03-24)O ensino da arte-educação hoje é entrelaçado aos temas contemporâneos tais quais as tecnologias digitais e temas da cultura visual, suas produções, e seus sentidos, seus compartilhamentos. Sendo assim, as Tecnologias ... -
Estratégias de gamificação aplicadas à técnica de entrevista para levantamento de requisitos de software
(2017-12-12)O levantamento de requisitos é uma fase crucial para o desenvolvimento de software onde se concentra grande parte dos fracassos nos projetos. Considerando o âmbito educacional, estes problemas podem ser explicados ao ... -
A estética dos quadrinhos como alternativa em interfaces educacionais
(2011-10-28)São abordadas aqui questões educacionais como as relações entre a escolarização disciplinar e a construção rizomática do conhecimento através da Cultura Visual e das Tecnologias da Informação e da Comunicação. É proposto ... -
Uma ontologia de representação de materiais de apoio e adaptações baseadas em informações de contexto
(2014-07-12)Ambientes Virtuais de Aprendizagem têm sido utilizados constantemente no auxílio ao aprendizado em cursos presenciais. A universidade UNIJUI utiliza o ambiente Conecta como ferramenta de auxílio a professores e alunos. ... -
MMAR: sistema web para modelagem molecular tridimensional utilizando realidade aumentada
(2017-09-05)Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias Educacionais em Rede, da linha de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e disponibiliza como produto final um sistema Web ... -
Henrique e o Robô Dim: gamebook para apoiar o processo de ensino e aprendizagem de educação financeira infantil
(2016-08-29)Atualmente, há um grande esforço dos governantes e instituições para promover a educação financeira no Brasil, impulsionado pelas políticas sociais e econômicas que vem sendo adotadas. Paralelamente a este movimento, há ... -
Blogs: ferramentas que divulgam a participação do aluno como construtor da aprendizagem
(2010-06-30)Buscar instrumentos que possam minimizar a distância entre a disciplina Literatura Brasileira e os alunos do ensino médio é uma constante. Este artigo apresenta a pesquisa realizada para observação dos alunos dos 2ºs anos ... -
DIMOVUS – guia de usabilidade no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis: diretrizes e objeto de aprendizagem
(2016-12-15)O uso de celulares vem crescendo com o passar dos anos, e com isso o número de aplicações presente neles também, o que acaba gerando muitas aplicações mal desenvolvidas em questão de usabilidade. Ao se desenvolver acaba ... -
O uso das mídias no contexto escolar: discussão sobre formação de professores nos curso de Mídias na Educação eTIC’s Aplicadas à Educação da UFSM
(2014-12-19)O presente estudo apresenta uma revisão sistemática dos artigos produzidos nos cursos de Mídias na Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que abordaram a temática ... -
Webquests como estratégia didática: possíveis contribuições para a formação de professores
(2010-09-26)Este artigo aborda as possíveis contribuições das Webquests para a formação de professores, a partir do desenvolvimento de uma Webquest, no âmbito de uma turma de 2º semestre do curso de Pedagogia a distância na qual a ... -
O ensino da geometria espacial apoiado pelo software Poly
(2014-07-12)Este projeto tem como objetivo diversificar as práticas de ensino de geometria espacial em especial com o estudo das planificações dos sólidos geométricos. Para tanto, apresenta uma proposta para docentes de uma escola ... -
Super Mario Logic: um jogo sério para lógica de programação
(2016-09-26)Esta dissertação faz parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias Educacionais em Rede, linha de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e tem como produto final um Jogo Sério chamado Super ... -
Percepção dos professores da EJA - Educação de Jovens e Adultos, sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas a Educação
(2010-11-06)Este artigo apresenta os resultados decorrentes do estudo e aplicação de uma pesquisa de campo com professores que atuam na EJA - Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Manoel no ... -
Unidade de estudo para apoiar o ensino e aprendizagem de algoritmos e lógica de programação no ensino médio por meio do App Inventor
(2023-08-18)A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de um documento norteador, determina diretrizes que prevêem a inserção de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. As competências relacionadas ... -
As contribuições dos recursos educacionais abertos para a promoção da competência em informação do campo da saúde
(2018-11-30)Este artigo tem como objetivo analisar se os recursos educacionais abertos e os massive open online courses podem ser utilizados nos programas de competência em informação realizados por bibliotecas de Ciências de Saúde, ... -
Relato de experiência da capacitação de técnicos administrativos e docentes para uso do Moodle na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
(2010-11-06)No presente trabalho é apresentado o relato de experiência da capacitação para o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), oferecido pelo Núcleo de Tecnologia ... -
Ensino de programação orientada a objetos na educação profissional por meio do desenvolvimento de jogos apoiado pelo ambiente greenfoot
(2019-08-27)Esta dissertação está associada à linha de pesquisa Desenvolvimento em Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, e descreve ...