Estratégias de gamificação aplicadas à técnica de entrevista para levantamento de requisitos de software
Resumo
O levantamento de requisitos é uma fase crucial para o desenvolvimento de software
onde se concentra grande parte dos fracassos nos projetos. Considerando o âmbito educacional,
estes problemas podem ser explicados ao considerar a abordagem "tradicional"de ensino que,
usualmente, trabalha essas competências através de aulas expositivas e exercícios mecânicos.
Buscando diversificar as estratégias de ensino e aprendizagem na área, apresenta-se a possibilidade
do uso de jogos, ambientes virtuais e a gamificação das atividades associadas a estes conteúdos,
que emprega elementos de jogos em atividades de "não-jogo". Um método para coleta
de requisitos é a entrevista, que consiste em uma conversa formal ou informal com o usuário entrevistado,
proporcionando um feedback imediato. De maneira geral, pode-se identificar como
etapas centrais do processo de entrevista o planejamento, a execução e a documentação e revisão
da mesma, sendo cada etapa subdividida em atividades a serem desenvolvidas, bem como
diretrizes a serem seguidas. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo principal apresentar
a definição de um conjunto de estratégias de gamificação para as etapas do processo de
entrevista, usando como referência o guia de conhecimento BABOK para Análise de Negócios.
Este trabalho inova ao trazer para o usuário um constante acompanhamento de seu desempenho
e a comparação com outros usuários, buscando assim o aumento da motivação e engajamento
do aluno na aprendizagem dos conteúdos. A avaliação traz aspectos da interface com os quais
os usuário teriam uma boa ou má interação, a partir do olhar de um especialista da área.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: