Navegação por orientadores "Cunha, Jorge Luiz da"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 99
-
Os conflitos homofóbicos na escola e a teoria do reconhecimento
(2011-09-06)A presente dissertação trata acerca dos Conflitos homofóbicos na escola, e a teoria do reconhecimento . Pertence à linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da ... -
Práticas educativas e as inter-relações no ensino de história: metodologias ativas em sala de aula através da educação histórica
(2023-04-27)A presente dissertação de mestrado refere-se a uma pesquisa desenvolvida junto ao programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo objetivo é realizar uma análise sobre o Ensino de ... -
O ensino médio em instituições escolares do Rio Grande do Sul e a formação humana integral
(2015-08-10)A pesquisa teve, como objetivo mais amplo, verificar, analisar e identificar nas práticas escolares, elementos indicadores de uma educação mais voltada para o desenvolvimento humano e para a formação integral do aluno, ... -
Doenças laborais, incidência de laudos periciais e reintegração ao trabalho: o caso do CCS/UFSM
(2011-08)O artigo apresentado tem como objetivo a uma análise das políticas de gestão na Universidade Federal de Santa Maria, com intuito de identificar as contemplações e amplitude de ações em benefício aos seus servidores, e ... -
Direitos humanos e ações afirmativas: o (des)velar dos caminhos para a igualdade no ensino superior
(2016-08-18)Nesta dissertação analisamos as legislações humanitárias internacionais e brasileiras em busca dos conceitos e determinações para a igualdade, focada nas Ações Afirmativas e nos Direitos Humanos para os Negros no Ensino ... -
Cotistas negros da UFSM e o mundo do trabalho
(2018-08-13)A presente pesquisa de doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM teve como questão norteadora “em que medida ter ingressado como cotista negro no Programa de Ações ... -
Narrativas (auto) biográficas de jovens negros: compreensões sobre o processo de escolarização
(2016-08-05)Este trabalho faz uma abordagem do tema educação com a diversidade étnica inserida no espaço escolar, buscando compreensões acerca da realidade escolar vivenciada por pessoas afrodescendentes. O estudo objetiva compreender, ... -
A memória e a metamemória de Iberê Camargo na série carretéis: uma narrativa meta-histórica
(2017-10-05)Este estudo é sobre as memórias de infância de Iberê Camargo na série Carretéis a partir da proposta meta-histórica de Hayden White aliada à metáfora de Nelson Goodman. O trabalho divide-se em quatro capítulos. O primeiro ... -
DASP: a rosa na cruz do Estado Novo
(2021-10-20)O objeto empírico da pesquisa que dá origem a presente tese é o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP). A pretensão é examinar o órgão a partir dos referenciais teóricos oferecidos por dois pensadores ... -
Da formação docente para a formação pessoal
(2020-12-02)Memorial de Conclusão de Curso apresentado como Memorial de Formação ao Curso de Graduação em Letras Espanhol/Literaturas a Distância da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/UAB,RS), como requisito parcial para obtenção ... -
A influência da cultura gaúcha na educação infantil
(2010-03-12)Este estudo se propôs a culminar a influência da cultura gaúcha na Educação Infantil da Instituição Lar de Miriam, através do estudo do tema: CULTURA GAÚCHA EM PROCESSO COM A EDUCAÇÃO, que nos propiciou melhor vivência ... -
Usos das fontes digitais: uma análise de teses e dissertações de programas de Pós-Graduação em História no Rio Grande do Sul (2015 – 2017)
(2022-02-07)Nesta tese, são apresentados os resultados da pesquisa, desenvolvida no Programa de PósGraduação em História, na Linha de pesquisa Cultura, Migrações e Trabalho. O projeto está inserido nesta Linha, pois são analisadas ... -
Repercussões do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - para a Filosofia no ensino médio
(2017-12-18)O presente estudo analisa o ensino de Filosofia e a sua relação com o PIBID, buscando compreender as implicações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no processo de ensino da disciplina de ... -
O sujeito da psicanálise e as (im) possibilidades da gestão democrática na educação escolar
(2009-11-25)A pesquisa desenvolveu, em uma perspectiva psicanalítica, análises acerca das relações entre o sujeito da Psicanálise e a gestão democrática. Partiu-se da seguinte problematização: considerando o sujeito da Psicanálise, ... -
Educação de jovens e adultos: fragmentos de práticas ou práticas em fragmentos?
(2008-05-28)Neste estudo temos por objetivo problematizar a história da Educação de Jovens e Adultos (EJA) atentando para a influência da história de vida e da formação acadêmica nas práticas escolares dos educadores. Para tanto, ... -
Narrativas de gestores de escolas públicas frente à política de inclusão escolar: um estudo de caso na região Centro-Oeste - RS
(2018-08-14)Esse estudo qualitativo de cunho sociocultural busca compreender se e como o termo “inclusão” vem tomando novos sentidos e significados para diferentes sujeitos em diferentes contextos. Para isso, gestores/as da Educação ... -
Por uma consciência histórica: narrativas autobiográficas de estudantes de história do ensino médio
(2020-12-17)Em um cenário de mudanças cada vez mais rápidas, em que a educação é insistentemente criticada e questionada, cresce de maneira significativa o número de pessoas que não mais atribui à instituição escola o papel de ser a ... -
Ações afirmativas: a igualdade e o acesso pleno à educação superior dos grupos sociais historicamente excluídos
(2014-05-19)A presente pesquisa objetiva analisar, a partir de um estudo interdisciplinar, que correlaciona Direito, Educação, Sociologia, e outras áreas afins, o ingresso na Universidade Federal de Santa Maria através do Programa de ... -
Educação ambiental: desenvolvendo o senso crítico e a cidadania
(2005-03-14)O presente trabalho destaca a necessidade da Educação Ambiental nas escolas, enfatizando a importância de uma educação séria, que busca formar indivíduos, que compreendam a realidade e tenham capacidade para criticá-la, ... -
Uma experiência de formação continuada de professores no cotidiano escolar. Um estudo de caso
(2004-08-26)Este estudo procurou conhecer os resultados da experiência com a formação continuada de professores, realizada pelo Colégio Estadual Tancredo Neves escola de ensino fundamental da rede pública estadual de Santa Maria-RS ...