Navegação por orientadores "Bernardi, Giliane"
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Uso de ambientes virtuais na aprendizagem para a educação básica: uma revisão sistemática de literatura
(2018-11-30)Pelo crescimento exponencial das redes sociais, o cotidiano das pessoas alterou significativamente. Considerando isso e a dificuldade em gerenciar a aprendizagem, surgiram as Redes Sociais Educativas. Estas são a junção ... -
WhatsApp no contexto educacional: uma revisão sistemática de literatura
(2018-11-30)O presente trabalho busca compreender de que forma o aplicativo de comunicação WhatsApp tem sido utilizado no âmbito escolar. Para isso, são explorados os principais tipos de estudo já realizados sobre o tema, nos últimos ... -
O facebook na educação: um papo sério?
(2013)Para divulgar e fomentar interações com relação a um projeto desenvolvido em uma instituição escolar decidiu-se utilizar a rede social Facebook, criando-se a comunidade Talking Peace ( Falando de Paz). O nome da comunidade ... -
A computação desplugada no desenvolvimento do raciocínio lógico na educação infantil
(2018-11-30)No nosso cotidiano cada vez mais estamos em contato com a tecnologia, juntamente com os benefícios trazidos por ela. Assim, no âmbito educacional não ocorre de forma diferente, sendo que isso nos favorece na praticidade, ... -
Qual a melhor escolha: gêneros textuais na Internet ou da Internet?
(2010-11-06)Resumo: Dificilmente, nos dias de hoje, fala-se em mudanças e inovações no contexto educacional sem fazer menção ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Essa assertiva sustenta-se nas inúmeras tentativas ... -
Objetos de aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem de Geografia na educação de jovens e adultos
(2010-11-06)Este trabalho apresenta uma pesquisa com a utilização de um Objeto de Aprendizagem sobre a Mata Cilar ou Auxiliar, junto a alunos da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola pública de Ensino Fundamental de Restinga ... -
O uso da internet nos anos finais do ensino fundamental: implicações na gestão da prática pedagógica na Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi
(2014-12-19)Esta pesquisa pretende verificar e compreender quais são as implicações do uso da internet na gestão da prática pedagógica dos professores dos anos finais do ensino fundamental da Escola Estadual de Educação Básica Augusto ... -
Equações do segundo grau e seus gráficos uma proposta com uso do Winplot
(2014-12-19)Este trabalho relata uma experiência de investigação, aliada à utilização do software Winplot para estudo de equações do segundo grau, através da elaboração e observa-ção de seus gráficos e análise dos seus coeficientes ... -
Uma rede social na escola: é possível
(2014-12-18)Este trabalho tem como objetivo contribuir com o letramento digital do aluno através de uma rede social, tornando as aulas de Língua Inglesa mais atraentes e participativas. A rede social Edmodo é a ferramenta usada para ... -
Museu virtual da história da computação: uma abordagem de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de introdução à computação
(2014-01-21)Diferentes estratégias virtuais e interativas estão sendo cada vez mais exploradas no contexto educacional, buscando aumentar o interesse do estudante, consequentemente, melhorando sua aprendizagem. Neste contexto, é ... -
Jogo digital "Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa": avaliação por meio do método GameFlow
(2014-07-12)A presente pesquisa teve como objetivo principal avaliar o jogo digital “Pedrinho e Pedrita conhecendo o mapa” por meio do método GameFlow. A avaliação do jogo foi efetivada, à distância, com alunos dos cursos de graduação ... -
Desenvolvimento de interface web multiusuário para sistema de geração automática de quadros de horários escolares
(2014-07-11)Um processo comum em todo ambiente escolar é a elaboração de quadros de horários. O gerenciamento dessa tarefa costuma ficar centralizado em um professor “gestor”, o qual se responsabiliza por receber as disponibilidades ... -
Uso do Duolingo no ensino do espanhol como língua estrangeira
(2018-11-30)A aprendizagem com o auxílio de tecnologias vem crescendo e o professor procura alternativas para motivar os alunos na busca do conhecimento, inclusive de novas línguas. O presente artigo tem por finalidade avaliar o uso ... -
Entrevistando o saber: a mídia rádio potencializando o desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade
(2013)O presente artigo tem a intenção de mostrar a importância da utilização da mídia rádio no processo ensino e aprendizagem, enfatizando, entre seus recursos jornalísticos, a técnica da entrevista radiofônica. Como objetivo ... -
Cantinho das turmas 31 e 34: limites e possibilidades do uso do facebook enquanto ferramenta pedagógica
(2014-12-05)O presente trabalho apresenta uma análise sobre o uso do Facebook como ferramenta pedagógica em práticas escolares realizadas com duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Santa Maria. ... -
Moodle: ambiente virtual de aprendizagem de Espanhol? a visão dos professores
(2011-09-09)A Educação a Distância online tem possibilitado a oferta de inúmeros cursos de graduação em todo o país, inclusive licenciaturas em língua estrangeira. Quando se trata de um curso superior para a formação de professores ... -
O fórum de discussão do moodle e as qualidades ergonômicas da interface que potencializam a interação
(2011-10-08)Esta pesquisa visa fazer um estudo sobre a interação mediada por computador em AVA. Busca-se compreender se a utilização da atividade fórum pode potencializar o diálogo entre os alunos e professores/tutores auxiliando ... -
A importância do uso das tecnologias na prática docente: os desafios e a necessidade da formação continuada
(2014-12-18)Este artigo aborda a utilização dos recursos tecnológicos como potencializadores do processo ensino-aprendizagem, indicando práticas pedagógicas alternativas que possam vir a contribuir para a melhoria do trabalho docente. ... -
O videogame como atividade motivadora na aula de Educação Física
(2010)O presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo que buscou verificar se os jogos de atividades rítmicas do videogame “Play Station 2”, que utiliza o controle no estilo de tapete, motivam os alunos à prática de ... -
Uniconecta: plataforma web gamificada para auxiliar na colaboração entre estudantes
(2023-12-18)As formas de interação e troca de conhecimento vêm mudando e se adequando às necessidades humanas. Atualmente, são utilizadas diversas ferramentas de colaboração para que estudantes possam interagir, dado que as mesmas ...