Museu virtual da história da computação: uma abordagem de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de introdução à computação
Resumo
Diferentes estratégias virtuais e interativas estão sendo cada vez mais exploradas no contexto educacional, buscando aumentar o interesse do estudante, consequentemente, melhorando sua aprendizagem. Neste contexto, é apresentado neste trabalho um museu virtual 3D sobre a história da computação, desenvolvido através do ambiente virtual OpenSimulator, onde foram utilizadas suas ferramentas de modelagem e desenvolvimento de objetos 3D para a construção e animação dos artefatos do museu. Ainda, foi realizada integração do museu com o AVEA Moodle, permitindo ao professor a inserção de materiais e atividades do Moodle dentro do museu, além da possibilidade de o professor rastrear os movimentos do aluno durante uma visitação. Ao final, foi feita uma avaliação de usabilidade do museu, com uma turma de alunos de Ciência da Computação e Sistema de Informações, observando-se alguns pontos possíveis de melhoria. Com a utilização de mundos virtuais 3D, pretende-se alcançar uma maior interação dos estudantes com o ambiente, neste caso os artefatos da história da computação, buscando contribuir para a construção de novas abordagens educacionais e, principalmente, na motivação dos estudantes pela área tecnológica.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: