dc.contributor.advisor | Bernardi, Giliane | |
dc.creator | Dalsasso, Pablo | |
dc.date.accessioned | 2022-07-18T19:07:14Z | |
dc.date.available | 2022-07-18T19:07:14Z | |
dc.date.issued | 2014-01-21 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/25478 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | Different virtual and interactive strategies are increasingly being explored in the educational context, seeking to increase student interest, consequently, improving their learning. In this context, this work presented a 3D virtual museum of the computer history, developed in the virtual environment OpenSimulator, where their tools were used for modeling and development of 3D objects and animation for the building of the museum's artifacts. Still, the museum integration with AVEA Moodle was performed, allowing the teacher to enter the Moodle materials and activities inside the museum, besides the possibility of the teacher track the movements of the students during a visitation. At the end, there was a usability evaluation of the museum, with a class of students of Computing Science and Information System, observing some possible points for improvement. With the use of 3D virtual worlds, aims to achieve greater student interaction with the environment, in this case the artifacts of the history of computing, aiming to contribute to the construction of new educational approaches and especially on the motivation of students for the technological area. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Museu da computação | por |
dc.subject | Mundos virtuais | por |
dc.subject | Ambiente de aprendizagem | por |
dc.subject | OpenSimulator | eng |
dc.subject | Computing museum | eng |
dc.subject | Virtual worlds | eng |
dc.subject | Learning environment | eng |
dc.title | Museu virtual da história da computação: uma abordagem de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de introdução à computação | por |
dc.title.alternative | Virtual museum of computing history: an approach to support the teaching-learning process of computing introduction | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Diferentes estratégias virtuais e interativas estão sendo cada vez mais exploradas no contexto educacional, buscando aumentar o interesse do estudante, consequentemente, melhorando sua aprendizagem. Neste contexto, é apresentado neste trabalho um museu virtual 3D sobre a história da computação, desenvolvido através do ambiente virtual OpenSimulator, onde foram utilizadas suas ferramentas de modelagem e desenvolvimento de objetos 3D para a construção e animação dos artefatos do museu. Ainda, foi realizada integração do museu com o AVEA Moodle, permitindo ao professor a inserção de materiais e atividades do Moodle dentro do museu, além da possibilidade de o professor rastrear os movimentos do aluno durante uma visitação. Ao final, foi feita uma avaliação de usabilidade do museu, com uma turma de alunos de Ciência da Computação e Sistema de Informações, observando-se alguns pontos possíveis de melhoria. Com a utilização de mundos virtuais 3D, pretende-se alcançar uma maior interação dos estudantes com o ambiente, neste caso os artefatos da história da computação, buscando contribuir para a construção de novas abordagens educacionais e, principalmente, na motivação dos estudantes pela área tecnológica. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |