Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBernardi, Giliane
dc.creatorDalsasso, Pablo
dc.date.accessioned2022-07-18T19:07:14Z
dc.date.available2022-07-18T19:07:14Z
dc.date.issued2014-01-21
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25478
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2013.por
dc.description.abstractDifferent virtual and interactive strategies are increasingly being explored in the educational context, seeking to increase student interest, consequently, improving their learning. In this context, this work presented a 3D virtual museum of the computer history, developed in the virtual environment OpenSimulator, where their tools were used for modeling and development of 3D objects and animation for the building of the museum's artifacts. Still, the museum integration with AVEA Moodle was performed, allowing the teacher to enter the Moodle materials and activities inside the museum, besides the possibility of the teacher track the movements of the students during a visitation. At the end, there was a usability evaluation of the museum, with a class of students of Computing Science and Information System, observing some possible points for improvement. With the use of 3D virtual worlds, aims to achieve greater student interaction with the environment, in this case the artifacts of the history of computing, aiming to contribute to the construction of new educational approaches and especially on the motivation of students for the technological area.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMuseu da computaçãopor
dc.subjectMundos virtuaispor
dc.subjectAmbiente de aprendizagempor
dc.subjectOpenSimulatoreng
dc.subjectComputing museumeng
dc.subjectVirtual worldseng
dc.subjectLearning environmenteng
dc.titleMuseu virtual da história da computação: uma abordagem de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de introdução à computaçãopor
dc.title.alternativeVirtual museum of computing history: an approach to support the teaching-learning process of computing introductioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoDiferentes estratégias virtuais e interativas estão sendo cada vez mais exploradas no contexto educacional, buscando aumentar o interesse do estudante, consequentemente, melhorando sua aprendizagem. Neste contexto, é apresentado neste trabalho um museu virtual 3D sobre a história da computação, desenvolvido através do ambiente virtual OpenSimulator, onde foram utilizadas suas ferramentas de modelagem e desenvolvimento de objetos 3D para a construção e animação dos artefatos do museu. Ainda, foi realizada integração do museu com o AVEA Moodle, permitindo ao professor a inserção de materiais e atividades do Moodle dentro do museu, além da possibilidade de o professor rastrear os movimentos do aluno durante uma visitação. Ao final, foi feita uma avaliação de usabilidade do museu, com uma turma de alunos de Ciência da Computação e Sistema de Informações, observando-se alguns pontos possíveis de melhoria. Com a utilização de mundos virtuais 3D, pretende-se alcançar uma maior interação dos estudantes com o ambiente, neste caso os artefatos da história da computação, buscando contribuir para a construção de novas abordagens educacionais e, principalmente, na motivação dos estudantes pela área tecnológica.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto