Navegação por orientadores "Oliveira, Marilda Oliveira de"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 51
-
A matrioska em mutação: processos de subjetivação na docência em artes visuais
(2017-08-21)Esta dissertação é pensada por uma docente em artes visuais que potencializa a figura da matrioska, esta boneca, capaz de se compor em multiplicidades que transitam por estes territórios instáveis de um momento que Bauman ... -
Entre lugares poéticos: territorialidade e deslocamentos na obra de Peciar
(2006-04-07)Este trabalho monográfico foi desenvolvido na linha de pesquisa: Arte, Educação e contemporaneidade e teve como objetivo principal, rememorar e dar visibilidade a vida e obra do artista Silvestre Peciar Basiaco. Uma ... -
Perpassando pela historicidade do curso de artes visuais - licenciatura/ufsm: uma análise das organizações currículares de 1992, 1999 e 2004.
(2008-04)Esta pesquisa buscou verificar, como os professores do curso de Artes Visuais Licenciatura/UFSM entendem as mudanças ocorridas nas organizações curriculares de 1992, 1999 e 2004. Objetivou, igualmente, perceber a importância ... -
Construindo projetos, arquitetando ideias, analisando dados: a reforma curricular do curso de Licenciatura em Artes Visuais-2004/UFSM
(2010-03-26)A pesquisa aqui abordada procurou estabelecer um vínculo com a formação inicial, temática a qual vem sendo pensada por mim desde o curso de Graduação. Neste momento, no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na ... -
Invento-me: potências do devir-criança -uma educação pela fabulação
(2019-06-24)Esta escrita de tese de doutorado apresenta a infância como potência com o conceito de devir-criança, enquanto força vigente na produção de uma pesquisa que se volta para o campo da educação e das artes. Pensa uma ... -
Afetos de um mundo secreto: fabulações de uma formação docente
(2015-08-11)Esta dissertação experimentou da fabulação para pensar os encontros de uma formação docente. Encontros esses produzidos pelos afetos (SPINOZA, 2013) disparados pela animação Coraline e o Mundo Secreto (2009). Encontros ... -
Infâncias e imaginários - contribuições com a Educação das Artes Visuais
(2019)Este estudo procura problematizar as concepções de infâncias e as possíveis relações com o campo da educação em artes visuais. A questão que mobiliza a pesquisa é: O que podem as infâncias e os imaginários com a educação ... -
Cultura Visual - para pensar pontes com o ensino das artes visuais
(2018-12)Nesta pesquisa discorre-se sobre como os artefatos culturais podem ser potencializadores de relações com o ensino nas artes visuais. O foco deste trabalho girou em torno das possibilidades de estabelecer pontes entre a ... -
Sobre trânsitos pelo espaço urbano como possibilidade de atravessamentos entre a pesquisa e a docência em artes visuais
(2019)O presente estudo discorre sobre o espaço urbano enquanto território de pesquisa e de docência em artes visuais, ao passo que vai se desdobrando também como lugar de experiência (BARBIERI, 2008; LARROSA, 2014). A partir ... -
Experiências educativas: ressonâncias de intercessões fílmicas
(2014-12)Este trabalho intenciona movimentar diferentes fluxos de pensamentos a partir de três intercessões fílmicas, incitando a pensar a experiência educativa. Busca-se dar atenção àquilo que tem a potência de afetar e inquietar ... -
As implicações das políticas educacionais na formação do professor de Artes Visuais do ensino médio
(2005-08-26)A pesquisa parte das histórias de vida dos profissionais do ensino de Artes Visuais do Ensino Médio, atuantes nas escolas públicas de Santa Maria/RS. Caracterizada como pesquisa sociológica, apresenta caráter etnográfico ... -
História da arte em des-remontagens: experimentações de entre-tempos na educação
(2021-09-09)Esta tese evoca a história da arte enquanto campo de experimentação de tempos na educação, pelo acionamento de des-remontagens em seus meandros. Para tanto, parte de questionamentos sobre o tempo e os possíveis arranjos ... -
Apropriações nos territórios curriculares: cartografando de-formações na história da arte
(2017-06-27)Esta dissertação se propõe a abordar os currículos possíveis a partir de um currículo escolar experienciado ao articular a temática da história da arte nas aulas do ensino fundamental. Considera-se os processos de apropriação ... -
Fiandografia: experimentações entre leitura e escrita numa pesquisa em educação
(2016-04-11)Leitura e escrita caminham juntas como experimentação numa pesquisa de doutorado, na perspectiva de tomar a leitura de um texto (ou de qualquer outra coisa com a qual se encontre) que não apenas o/a interprete, mas que o/a ... -
Entrevaguear e pesquisar em educação: livros de artistas-professores [e o que se cria] no deambular entre o estágio curricular supervisionado e o Programa Residência Pedagógica
(2020-11-17)Esta pesquisa propõe apresentar os processos de criação de Livros de Artistas-Professores (LAPs) junto aos/às estudantes da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado 4, do curso de Licenciatura em Artes Visuais da ... -
Entre caixas e... planetas e... diários e... fabulações: problematizações acerca do livro ‘O Pequeno Príncipe’ e a produção de livros de artista na docência
(2018)Este trabalho buscou estabelecer problematizações acerca do livro ‘O Pequeno Príncipe’ (SAINT-EXUPÉRY, 2014), e a produção de livros de artista com a formação docente no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade ... -
Pesquisar andarilho: cintilâncias e transbordamentos de uma docência
(2014-03-28)Materializei nesta pesquisa um pensar sobre a docência que se produziu a partir de outros lugares que não somente o de uma atuação docente. Poesias, fotografias, lembranças, experimentações artísticas sendo uma delas ... -
Entre o visível e o enunciável em educação: o que pode uma docência que cava a si mesma?
(2018-07-30)Esta tese pensa uma docência que acontece em meio ao movimento de cavar a si mesma junto a encontros que se produzem junto a andanças, leituras, escritas, imagens e experiências educativas. Uma docência produzida, portanto, ... -
Processo formativo em artes visuais: entre tramas, trânsitos e fotografias
(2018)Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa em arte e educação, desenvolvida no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Alinhavou-se a trama (ALMEIDA, 2009) como ... -
Educação e diferença: uma experiência docente em artes visuais na comunidade surda
(2018-07-31)Esta pesquisa se propôs a pensar uma experiência docente em artes visuais, em uma escola bilíngue, com estudantes surdos. Procurou articular a educação atravessada pelos conceitos - diferença, experiência, território e ...