Navegação por orientadores "Tomazzetti, Cleonice Maria"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 22
-
O berçário como contexto das DCNEI Nº 5/2009 e a prática pedagógica com bebês: um estudo em uma EMEI de Santa Maria/RS
(2013-06-28)A dissertação ora apresentada teve como objetivo geral investigar a relação entre as práticas pedagógicas da professora de berçário de uma Escola Municipal de Educação Infantil de Santa Maria/RS e as proposições das ... -
O que as crianças da pré-escola revelam acerca das práticas pedagógicas que experienciam no contexto de uma escola de educação infantil
(2017-01-04)Considerando o contexto atual das Políticas Nacionais para a Educação e, mais especificamente, as que têm suscitado maior visibilidade à Educação Infantil, como a Lei nº 12.796 de 2013, que altera a Lei 9.394 de 1996, que ... -
A representação do trabalho pedagógico na perspectiva dos pais das crianças de uma turma de maternal
(2013-09-13)O presente trabalho de conclusão do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil intitulado "A representação do trabalho pedagógico na perspectiva dos pais das crianças de uma turma de maternal" teve como ... -
O protagonismo das crianças nas práticas educativas da educação infantil: investigando com as crianças da pré-escola
(2014-04-04)Nas últimas décadas, os estudos voltados à infância e à Educação Infantil têm enfatizado a necessidade e a relevância da participação ativa das crianças, tanto nas pesquisas como nas demais práticas sociais das quais fazem ... -
A gestão escolar democrática em interlocução com a qualidade na educação infantil
(2014-07-10)A educação infantil se constitui como campo do conhecimento em construção, e nas últimas décadas, estudos, pesquisas científicas e políticas públicas tem enfatizado a importância desta etapa educativa. Deste modo, a presente ... -
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas aulas de educação profissional na modalidade PROEJA
(2011-10-24)A modalidade de ensino PROEJA foi instituída em âmbito nacional visando abranger cursos e programas de educação profissional propondo a formação integral de trabalhadores e a educação profissional técnica de nível médio. ... -
A qualidade na educação infantil: consulta com os sujeitos deste direito
(2013-09-13)Este trabalho visa apresentar a pesquisa realizada no curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, intitulada "A qualidade na Educação Infantil: consulta com os sujeitos deste direito", que se realizou com o ... -
Educação infantil na escola do campo: o que as crianças no sinalizam sobre este contexto
(2013-05-09)O presente texto apresenta os resultados da Pesquisa de Mestrado Educação infantil na escola do campo: o que as crianças nos sinalizam sobre este contexto, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado em ... -
Os elementos da organização da ação pedagógica na educação infantil: a criança na atividade docente
(2012-08-31)Esta dissertação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas (LP2). O ... -
Avaliação na educação infantil a documentação pedagógica e as práticas docentes no contexto dos direitos das crianças
(2015-08-26)Atualmente, a Educação Infantil vem se destacando cada vez mais no cenário educacional e político, consolidando-se como um profícuo campo investigativo, e trazendo à pauta inúmeras questões que revelam a sua potencialidade. ... -
Inclusão digital na educação infantil: culturas infantis nas culturas contemporâneas
(2016-08-30)O avanço tecnológico dos últimos anos tem provocado uma profunda inquietação social referente à inclusão da cultura digital. Neste sentido, a escola, enquanto promotora social do desenvolvimento humano, não poderá negar ... -
As contribuições da gestão escolar na produção dos conhecimentos dos educadores da infância
(2009-06-29)O presente trabalho apresenta a pesquisa desenvolvida no curso de especialização em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na cidade de Santa Maria/RS. Nesta pesquisa buscou-se compreender ... -
Um novo olhar para a inclusão na educação infantil
(2013-09-13)A inclusão escolar é relativamente um tema novo que vem exigindo uma reorganização no sistema educacional, de forma a garantir acesso, permanência e condições de aprendizagem, e que precisa de uma reflexão específica dos ... -
PROEJA e mulheres: uma oportunidade de ascensão para o mundo do trabalho
(2011-10-24)Trata-se de estudo qualitativo utilizando como método de pesquisa entrevista aberta e memorial, tendo como sujeitos deste estudo mulheres/estudantes do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), na modalidade ... -
Tempo de quê?: as percepções das crianças sobre o tempo escolar na transição da educação infantil para os anos iniciais
(2016-01-13)Esta pesquisa está vinculada ao Curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Práticas Escolares e Políticas Publicas (LP2) e ao Grupo de ... -
“Quem vai? Quem fica? E o que vamos fazer lá?” Interlocuções sobre a educação infantil e o programa proinfância em um município da região central do RS
(2014-07-11)A dissertação desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, tem sua centralidade na ... -
A trajetória da educação infantil na UFSM: 23 anos de história do Ipê Amarelo
(2012-04-26)Este estudo procurou compreender a história da constituição e desenvolvimento do Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo na Universidade Federal de Santa Maria, buscando elementos de sua história recente, para, a partir ... -
Incluir na educação infantil: é possível
(2013-09-13)Este artigo monográfico tem como tema central a Educação Inclusiva na Educação Infantil, os sujeitos da pesquisa são crianças de cinco anos de idade do pré-B da Escola Municipal de Ensino Fundamental Brasilina Terra, o ... -
O espaço e o currículo: conexões e diálogos sobre as práticas pedagógicas no cotidiano da educação infantil
(2011-06-03)Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre espaço e currículo da Educação Infantil. Tem como fundamento as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (aprovadas pelo CNE/CEB nº 20/09 e ... -
Gestão escolar: práticas sobre o cotidiano de uma escola periférica de Santa Maria
(2012-08-08)O presente trabalho foi baseado em pesquisas anteriores, nesta mesma instituição, a partir de reflexões que foram fundamentadas através de constatações vividas pela pesquisadora na Escola Nossa Senhora da Conceição, ...