Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Docência na Educação Infantil
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Docência na Educação Infantil
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A representação do trabalho pedagógico na perspectiva dos pais das crianças de uma turma de maternal

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de especialização (376.1Kb)
Data
2013-09-13
Autor
Borin, Alessiana
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho de conclusão do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil intitulado "A representação do trabalho pedagógico na perspectiva dos pais das crianças de uma turma de maternal" teve como objetivo analisar os entendimentos que os pais e/ou responsáveis apresentam acerca do trabalho desenvolvido com crianças pequenas numa escola de Educação Infantil. Para tanto, foram utilizados os pressupostos teóricos de Moscovici (2001; 2009) e Jodelet (2001) no que tange às representações, além dos escritos de Spodek e Sarach (1998) sobre a participação dos pais na vida escolar de seus filhos e de Wadas e Souza (2000) com relação à instituição escolar. No que se refere à metodologia, a mesma caracterizou-se como abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, cujas informações foram coletadas por meio de entrevista semi-estruturada, além de registros diários de observações. A partir da análise dos dados, pode-se perceber que há a necessidade de se esclarecer junto aos pais os objetivos da Educação Infantil, rompendo-se com a ideia assistencialista que ainda persiste no atendimento à criança. Para tanto, foram desencadeadas ações que visavam uma participação efetiva dos pais na vida escolar de seus filhos; também se buscou subsidiar os pais para modificar seu entendimento inicial a respeito das funções do atendimento educacional escolar na infância.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/662
Coleções
  • Docência na Educação Infantil [56]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.