A representação do trabalho pedagógico na perspectiva dos pais das crianças de uma turma de maternal
Resumen
O presente trabalho de conclusão do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil intitulado "A representação do trabalho pedagógico na perspectiva dos pais das crianças de uma turma de maternal" teve como objetivo analisar os entendimentos que os pais e/ou responsáveis apresentam acerca do trabalho desenvolvido com crianças pequenas numa escola de Educação Infantil. Para tanto, foram utilizados os pressupostos teóricos de Moscovici (2001; 2009) e Jodelet (2001) no que tange às representações, além dos escritos de Spodek e Sarach (1998) sobre a participação dos pais na vida escolar de seus filhos e de Wadas e Souza (2000) com relação à instituição escolar. No que se refere à metodologia, a mesma caracterizou-se como abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, cujas informações foram coletadas por meio de entrevista semi-estruturada, além de registros diários de observações. A partir da análise dos dados, pode-se perceber que há a necessidade de se esclarecer junto aos pais os objetivos da Educação Infantil, rompendo-se com a ideia assistencialista que ainda persiste no atendimento à criança. Para tanto, foram desencadeadas ações que visavam uma participação efetiva dos pais na vida escolar de seus filhos; também se buscou subsidiar os pais para modificar seu entendimento inicial a respeito das funções do atendimento educacional escolar na infância.