Gênero na educação de jovens e adultos, um desafio para a gestão escolar
Resumo
O presente trabalho propõe uma abordagem das questões de gênero em uma escola municipal, do município de Araricá/RS, relacionando as ações da gestão escolar diante dessas situações. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, envolvendo dez alunas da EJA. O procedimento metodológico se deu através de uma entrevista com a técnica de grupo focal com uma turma de 8ª Série da EJA, noturno. O problema está relacionado à falta de mecanismos eficazes criados através de uma gestão democrática em um ambiente escolar buscando combater a discriminação sofrida pelas mulheres na sociedade. Como objetivo geral pretende compreender como a Gestão Escolar vem trabalhando com a questão de gênero na EJA. Como objetivos específicos pretende-se resgatar a história da EJA no Brasil, da escolarização da mulher no país e o seu papel na construção da sociedade, demonstrando através desses, suas conquistas e retrocessos. Também busca instigar a tomada de consciência de direitos e a desnaturalização da inferioridade feminina. As reflexões, a partir da construção dos resultados demonstraram que os gestores se limitam a programar as ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Essas ações estão incorporadas à cultura da escola, mas não contempladas no seu Projeto Político Pedagógico. As alunas entendem que discutir gênero na EJA possa ser um incentivo para que elas conciliem estudo, trabalho e família. Para reverter esse quadro, a gestão escolar deveria analisar as suas ações tendo essas discussões como uma ferramenta na construção da cidadania das mulheres envolvidas neste processo.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]