Qualidade de vida no trabalho sob a perspectiva de professores de ensino superior
Resumo
As Instituições de Ensino Superior têm sentido as transformações que estão ocorrendo no mundo do
trabalho e isso tem influenciado a qualidade de vida no trabalho dos professores. Baseado neste fato, o
objetivo desse trabalho foi: (i) compreender como é percebida a qualidade de vida no trabalho sob a
perspectiva dos professores de ensino superior, na área de Ciências Sociais e Humanas de uma
Universidade Federal no interior da Região Sul do Brasil; (ii) como as novas configurações do
trabalho podem influenciar na qualidade de vida dos professores; (iii) conhecer o significado atribuído
pelos professores à qualidade de vida no trabalho e (iv) identificar aspectos sobre a QVT dos
professores e relacioná-los com as condições de sua atividade profissional. Este trabalho consistiu em
um estudo empírico exploratório-descritivo, de delineamento qualitativo, sendo que a coleta de dados
deu-se através de uma entrevista semi-estruturada e, para análise dos dados coletados, utilizou-se à
técnica da análise de conteúdo. Participaram da pesquisa dez professores, sendo que cinco
desenvolvem as suas atividades na graduação e os outros cinco trabalham também em pós-graduação.
Todos possuem titulação de doutorado e regime de trabalho de dedicação exclusiva com a
Universidade. A coleta de dados ocorreu nos meses de abril, maio e junho de 2011. Como resultado do
estudo, elaborou-se dois artigos: no primeiro, intitulado qualidade de vida no trabalho de professores
do ensino superior , foi realizada uma revisão não sistemática da literatura acerca da compreensão
sobre a qualidade de vida no trabalho dos docentes de ensino superior. O estudo objetivou apresentar
os principais elementos que fazem parte da noção de qualidade de vida no trabalho, destacando como
essa questão é tratada pelos professores, especialmente professores de ensino superior. No segundo, a
pesquisa empírica, chama-se qualidade de vida no trabalho sob a perspectiva de professores do
ensino superior de uma Universidade Pública , descreveram-se três categorias: novas exigências e
maiores cobranças; significados sobre a qualidade de vida no trabalho e aspectos mencionados sobre a
QVT dos professores, que foram tratadas de acordo com a teoria relacionada. Os resultados do
primeiro estudo evidenciaram que vários elementos são fundamentais para a qualidade de vida no
trabalho dos profissionais do ensino superior, tais como: a trajetória individual, os aspectos
organizacionais das instituições e o meio social em que esses trabalhadores estão inseridos. Assim, o
conjunto desses elementos é que influenciarão a maneira como os docentes percebem a sua atividade
profissional e isso refletirá na qualidade de vida no trabalho, bem como, na qualidade do seu
desempenho no processo educativo para a formação dos futuros profissionais. No segundo estudo,
evidenciou-se que os professores, trabalhando ou não com a pós-graduação, possuem a mesma
percepção sobre o aumento da carga de trabalho, que ocorre, posteriormente, ao processo de
qualificação, e que eles precisam atender. Eles possuem maior exigência em relação ao programas de
pós-graduação do que na graduação, e isso parece desencadear uma reação negativa, pois entendem
que o ensino está se voltando para outros fins, ou seja, na exigência de publicações para atingir a
pontuação estipulada pelo Ministério da Educação. Ainda, precisa-se refletir sobre os aspectos que
englobam a qualidade de vida no trabalho, pois há a necessidade de conscientização dos professores e
da Instituição sobre o cuidado que devem ter com a saúde dos docentes e proporcionar-lhes um melhor
ambiente de trabalho.