Projetos de vida e escolha profissional: dilemas dos estudantes do ensino médio
Resumo
Na fase da adolescência, além de vivenciar modificações físicas e emocionais, o adolescente passa a projetar sua vida. Nesses projetos estão incluídos desde construir uma família até ter um bom emprego e estabilidade financeira. Essa pesquisa foi dividida em dois estudos. Em ambos os estudos participaram 243 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 13 a 19 anos. Os instrumentos utilizados foram: ficha de dados socioeconômicos e o Jogo de Sentenças Incompletas. As informações obtidas no Jogo de Sentenças Incompletas foram submetidas à análise de conteúdo. O primeiro estudo apresenta os projetos futuros que os estudantes do ensino médio de escolas públicas, têm frente ao futuro. No Jogo de Sentenças Incompletas, os estudantes foram instruídos a completar as seguintes sentenças: meus planos para o futuro são , após a escola, eu desejo , eu não gostaria de e ao pensar no futuro, eu , para analisar e discutir sobre projetos futuros. Nas sentenças meus planos para o futuro e após a escola, eu desejo , as categorias que obtiveram maior percentual foram: estudar e trabalhar . Já nas sentenças meus planos para o futuro são e ao pensar no futuro, eu , as respostas indicaram que os estudantes almejam conquistar sua independência financeira e ser sucedido. Na sentença eu não gostaria de as categorias, fracassar , fazer o que não se gosta e parar os estudos , obtiveram maiores percentuais. Ao pensar no futuro , houve destaque de três categorias: sentimentos positivos , ser bem sucedido e sentimentos negativos . A categoria não sei foi pouco utilizada, o que sugere que os estudantes possuem seus projetos futuros definidos. O segundo estudo, por sua vez, apresenta as opiniões dos estudantes do ensino médio de escolas públicas possuem sobre a escolha profissional e trabalho. Os estudantes foram instruídos a completar as seguintes sentenças: escolher uma profissão é , ter uma profissão significa , meu trabalho deve , no meu trabalho pretendo e no meu trabalho não quero . Na sentença escolher uma profissão é , três categorias apresentaram maior percentual: é decidir o futuro , é ter certeza e é difícil . A sentença ter uma profissão significa apresentou as categorias: ser bem sucedido (também presente nas sentenças escolher uma profissão é , ter uma profissão significa , ter uma profissão significa , meu trabalho deve e no meu trabalho pretendo ) e fazer o que se gosta (destaque também na sentença meu trabalho deve ), com maior porcentagem. A categoria que se destacou entre as respostas foi ser um bom profissional , apresentada nas sentenças ter uma profissão significa , ter uma profissão significa , meu trabalho deve , no meu trabalho pretendo e no meu trabalho não quero com percentuais elevados.