dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Ávila, Karen Cristina Dias de | |
dc.date.accessioned | 2015-09-24T13:09:11Z | |
dc.date.available | 2015-09-24T13:09:11Z | |
dc.date.issued | 2007-01-12 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1043 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This article aims to investigate how the phonological conscience in pre-scholar
students is, and also to know witch methodological proposal of literacy is used by
kindergarten B teachers and if, in their proposals, the phonological conscience is
evidenced. In order to have an extended knowledge of pre-school teachers
pedagogical approach, we performed a research with kindergarten B classes, which
comprise children from 5 to 6 years old, belonging to two municipal schools from the
outskirts of the town of Santana do Livramento/RS. On collecting data, from the
teachers, semi-structured interviews were used, and direct practice observations
were used to collect data from the lessons, once a week, from June to October, in
2007. We realized, through this work, that the teachers do not take into consideration
the phonological conscience in their work for not knowing it, and for this reason, the
educators follow the traditional system used in the great majority of the schools, and
do not develop diversified pedagogical practices that would supply the individual
differences of the students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Consciência fonológica | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.title | Consciência fonológica em crianças de pré-escola | por |
dc.title.alternative | Fhonological conscience in pre-escolar children | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo buscou investigar como se dá a consciência fonológica em crianças de pré-escola, saber qual e a proposta metodológica de alfabetização usada pelas professoras no jardim B, e se em suas propostas evidenciam a consciência fonológica. Para sabermos mais sobre as práticas pedagógicas dos professores de pré-escola, realizamos uma pesquisa, em turmas do jardim B, com crianças de cinco a seis anos de idade, pertencentes a duas escolas municipais localizadas na periferia da cidade de Santana do Livramento/RS. Na coleta de dados foram usadas entrevistas semi-estruturadas com as professoras, e práticas de observação direta nas correspondentes turmas, uma vez por semana, de junho a outubro/2007. Percebemos a partir desta investigação, que as professoras não trabalham dentro da perspectiva da consciência fonológica, por desconhecerem este tema. E por desconhecerem este assunto às educadoras caem no determinismo da maioria das escolas, deixam de desenvolver práticas pedagógicas diversificadas que atendam as diferenças individuais dos alunos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |