Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Consciência fonológica em crianças de pré-escola

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de especialização (261.7Kb)
Data
2007-01-12
Autor
Ávila, Karen Cristina Dias de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente artigo buscou investigar como se dá a consciência fonológica em crianças de pré-escola, saber qual e a proposta metodológica de alfabetização usada pelas professoras no jardim B, e se em suas propostas evidenciam a consciência fonológica. Para sabermos mais sobre as práticas pedagógicas dos professores de pré-escola, realizamos uma pesquisa, em turmas do jardim B, com crianças de cinco a seis anos de idade, pertencentes a duas escolas municipais localizadas na periferia da cidade de Santana do Livramento/RS. Na coleta de dados foram usadas entrevistas semi-estruturadas com as professoras, e práticas de observação direta nas correspondentes turmas, uma vez por semana, de junho a outubro/2007. Percebemos a partir desta investigação, que as professoras não trabalham dentro da perspectiva da consciência fonológica, por desconhecerem este tema. E por desconhecerem este assunto às educadoras caem no determinismo da maioria das escolas, deixam de desenvolver práticas pedagógicas diversificadas que atendam as diferenças individuais dos alunos.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1043
Coleções
  • Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD [227]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.