Consciência fonológica em crianças de pré-escola

Visualizar/ Abrir
Data
2007-01-12Autor
Ávila, Karen Cristina Dias de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente artigo buscou investigar como se dá a consciência fonológica em crianças de pré-escola, saber qual e a proposta metodológica de alfabetização usada pelas professoras no jardim B, e se em suas propostas evidenciam a consciência fonológica. Para sabermos mais sobre as práticas pedagógicas dos professores de pré-escola, realizamos uma pesquisa, em turmas do jardim B, com crianças de cinco a seis anos de idade, pertencentes a duas escolas municipais localizadas na periferia da cidade de Santana do Livramento/RS. Na coleta de dados foram usadas entrevistas semi-estruturadas com as professoras, e práticas de observação direta nas correspondentes turmas, uma vez por semana, de junho a outubro/2007. Percebemos a partir desta investigação, que as professoras não trabalham dentro da perspectiva da consciência fonológica, por desconhecerem este tema. E por desconhecerem este assunto às educadoras caem no determinismo da maioria das escolas, deixam de desenvolver práticas pedagógicas diversificadas que atendam as diferenças individuais dos alunos.