Síntese e análise estrutural de complexos de Urânio e Vanádio com ligantes derivados da piridoxina
Resumo
Complexos de urânio(VI) e vanádio(IV) com ligantes contendo oxigênio e nitrogênio como átomos doadores têm sido extensivamente revisados e tem despertado grande interesse devido a sua alta estabilidade mas, poucos complexos com ligantes derivados da piridoxina foram até então relatados.
Esse fato levou a investigação da síntese e caracterização de novos ligantes derivados da piridoxina e complexos de urânio e vanádio, no intuito de compreender o comportamento coordenativo destes metais frente a estes ligantes.
Efetuou-se um estudo estrutural no estado sólido dos complexos sintetizados e a ferramenta mais utilizada foi a difração de raios X. O complexo [UO2(hhmmb)(H2O)Cl]NO3×2H2O foi obtido por meio da recristalização em dimetilsulfóxido do produto da reação entre UO2(NO3)3.6H2O e o ligante hidrocloreto de {3-hidroxil-5-(hidroximetil)-2-metilpiridina-4-il-metileno}benzohidrazida monohidratada em metanol, onde o íon uranila está coordenado a uma molécula do ligante, uma molécula de água e um átomo de cloro, apresentando geometria de coordenação igual a sete. Este complexo cristaliza no sistema triclínico, grupo espacial P1.
O complexo [UO2(hhmmb)(CH3OH)Cl]NO3×CH3OH foi obtido pela reação de UO2(NO3)3.6H2O e o ligante hidrocloreto de {3-hidroxil-5-(hidroximetil)-2-metilpiridina-4-il-metileno}benzohidrazida monohidratada em metanol, onde o íon uranila está coordenado a uma molécula do ligante, uma molécula de metanol e um átomo de cloro, apresentando número de coordenação igual a sete. Este complexo cristaliza no sistema
triclínico, grupo espacial P1. O complexo [VO2(hhmmb)]×Py foi obtido pela reação de VO(acac)2 e o ligante hidrocloreto de {3-hidroxil-5-(hidroximetil)-2-metilpiridina-4-il-metileno}benzohidrazida monohidratada em etanol; o íon vanadila está coordenado a uma molécula do ligante, apresentando número de coordenação igual a cinco. Este complexo cristaliza no sistema triclínico, grupo espacial P1. O complexo [(UO2)2 (Pyr2dihid)(DMSO)4] foi obtido pela reação de UO2(NO3)3.6H2O e o ligante Dihidrazona-bis(piridoxina-1-il) em metanol. Cada íon uranila está coordenado a uma molécula do ligante e duas moléculas de dimetilsulfóxido, apresentando número de coordenação igual a sete. Este complexo cristaliza no sistema
monoclínico, grupo espacial P21/c.