dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Amaral, Cláudia Letícia de Castro do | |
dc.date.accessioned | 2015-09-25T15:33:46Z | |
dc.date.available | 2015-09-25T15:33:46Z | |
dc.date.issued | 2009-09-22 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1054 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This study aimed at investigating the configurations that teacher’s work
assumes in the neoliberalism, under influence of management policies, mainly from
the consagration of Brazilian ‘Democratical Management’ law, in the Brazilian
Education policy. As methodology, it was used a bibliographical study, of qualitative
nature, with Marxist focus. According to Marxism, labor is central in the human life
and the production mode is a key-category to interpret it. Thus, firstly, it presented a
historical overview of the capitalism for perceiving the configuration that work
assumes in its different phases. After, it was discussed the work centrality in the
human life and the contemporary concept of the proletrariat, based on Antunes
(2005), that considers it as ‘classe-que-vive-do-trabalho’. This discussion was
fundamental for, in the next section, discussing work and social class of teachers,
specifically. Thus, it treated of analyzing the influence of neoliberalism on the
education policies, which was transformed into management policies resulting in a
deep teacher’s work reestruturation. Finally, it was discussed the ‘Democratical
Management” principle. As result, it was identified that the management policies
result in intensification and self- intensification of teacher’s work. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Trabalhos dos professores | por |
dc.subject | Neoliberalismo | por |
dc.subject | Políticas de gestão | por |
dc.title | Políticas de gestão e o trabalho dos professores no contexto capitalista neoliberal | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este estudo visou a investigar as configurações que o trabalho dos
professores assume no contexto neoliberal, sob influência das políticas de gestão,
principalmente a partir da consagração do princípio de Gestão Democrática,
presente na LDB 9394/96. Como aporte-teórico metodológico, utilizou-se de um
estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, com enfoque marxista. De acordo com
o marxismo, o trabalho é central na vida humana e o modo de produção é a
categoria-chave para interpretá-lo. Dessa forma, inicialmente, apresentou-se um
panorama histórico do capitalismo a fim de perceber as configurações que o trabalho
assume em suas diferentes fases. Em seguida, discutiu-se a centralidade do
trabalho na vida humana e o conceito contemporâneo de proletariado, com base em
Antunes (2005), que o considera como ‘classe-que-vive-do-trabalho’. Essa
discussão foi fundamental para, na próxima seção, discutir-se o trabalho e a classe
dos professores especificamente. Em seguida, tratou-se de analisar a influência do
neoliberalismo nas políticas educativas, as quais acabam por se transformar em
políticas de gestão, resultando em uma profunda reestruturação do trabalho dos
professores. Finalmente, discutiu-se o princípio de gestão democrática. Como
resultado, identificou-se que os as políticas de gestão resultam em processos de
intensificação e auto-intensificação no trabalho dos professores. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |