Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorAmaral, Cláudia Letícia de Castro do
dc.date.accessioned2015-09-25T15:33:46Z
dc.date.available2015-09-25T15:33:46Z
dc.date.issued2009-09-22
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1054
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis study aimed at investigating the configurations that teacher’s work assumes in the neoliberalism, under influence of management policies, mainly from the consagration of Brazilian ‘Democratical Management’ law, in the Brazilian Education policy. As methodology, it was used a bibliographical study, of qualitative nature, with Marxist focus. According to Marxism, labor is central in the human life and the production mode is a key-category to interpret it. Thus, firstly, it presented a historical overview of the capitalism for perceiving the configuration that work assumes in its different phases. After, it was discussed the work centrality in the human life and the contemporary concept of the proletrariat, based on Antunes (2005), that considers it as ‘classe-que-vive-do-trabalho’. This discussion was fundamental for, in the next section, discussing work and social class of teachers, specifically. Thus, it treated of analyzing the influence of neoliberalism on the education policies, which was transformed into management policies resulting in a deep teacher’s work reestruturation. Finally, it was discussed the ‘Democratical Management” principle. As result, it was identified that the management policies result in intensification and self- intensification of teacher’s work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalhos dos professorespor
dc.subjectNeoliberalismopor
dc.subjectPolíticas de gestãopor
dc.titlePolíticas de gestão e o trabalho dos professores no contexto capitalista neoliberalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo visou a investigar as configurações que o trabalho dos professores assume no contexto neoliberal, sob influência das políticas de gestão, principalmente a partir da consagração do princípio de Gestão Democrática, presente na LDB 9394/96. Como aporte-teórico metodológico, utilizou-se de um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, com enfoque marxista. De acordo com o marxismo, o trabalho é central na vida humana e o modo de produção é a categoria-chave para interpretá-lo. Dessa forma, inicialmente, apresentou-se um panorama histórico do capitalismo a fim de perceber as configurações que o trabalho assume em suas diferentes fases. Em seguida, discutiu-se a centralidade do trabalho na vida humana e o conceito contemporâneo de proletariado, com base em Antunes (2005), que o considera como ‘classe-que-vive-do-trabalho’. Essa discussão foi fundamental para, na próxima seção, discutir-se o trabalho e a classe dos professores especificamente. Em seguida, tratou-se de analisar a influência do neoliberalismo nas políticas educativas, as quais acabam por se transformar em políticas de gestão, resultando em uma profunda reestruturação do trabalho dos professores. Finalmente, discutiu-se o princípio de gestão democrática. Como resultado, identificou-se que os as políticas de gestão resultam em processos de intensificação e auto-intensificação no trabalho dos professores.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples