Políticas de gestão e o trabalho dos professores no contexto capitalista neoliberal
Fecha
2009-09-22Autor
Amaral, Cláudia Letícia de Castro do
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo visou a investigar as configurações que o trabalho dos
professores assume no contexto neoliberal, sob influência das políticas de gestão,
principalmente a partir da consagração do princípio de Gestão Democrática,
presente na LDB 9394/96. Como aporte-teórico metodológico, utilizou-se de um
estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, com enfoque marxista. De acordo com
o marxismo, o trabalho é central na vida humana e o modo de produção é a
categoria-chave para interpretá-lo. Dessa forma, inicialmente, apresentou-se um
panorama histórico do capitalismo a fim de perceber as configurações que o trabalho
assume em suas diferentes fases. Em seguida, discutiu-se a centralidade do
trabalho na vida humana e o conceito contemporâneo de proletariado, com base em
Antunes (2005), que o considera como ‘classe-que-vive-do-trabalho’. Essa
discussão foi fundamental para, na próxima seção, discutir-se o trabalho e a classe
dos professores especificamente. Em seguida, tratou-se de analisar a influência do
neoliberalismo nas políticas educativas, as quais acabam por se transformar em
políticas de gestão, resultando em uma profunda reestruturação do trabalho dos
professores. Finalmente, discutiu-se o princípio de gestão democrática. Como
resultado, identificou-se que os as políticas de gestão resultam em processos de
intensificação e auto-intensificação no trabalho dos professores.
Colecciones
- Gestão Educacional [294]