Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Reinoldo
dc.creatorAquino, Emilia Claudia Souza de
dc.date.accessioned2015-09-28T14:34:52Z
dc.date.available2015-09-28T14:34:52Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1062
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis present study is concerning issues related to administration and experience of management during the period from September 2005 to September 2008 in a school of the Network of Education Hall of Fortaleza: the Municipal School of Education and Children's Basic Oriya Bernadete de Oliveira, located the Executive Secretary Regional VI. Tried during the research, identify the main problems experienced by school management, the difficulties of administration in addition to ways and manners to improve the quality of teaching and learning. The conclusion of the study indicates that despite some problems of infrastructure to implement a model of participatory management was fundamental for the improvement of teaching and administration. Based our research on authors who treat the quality of the teaching-learning model, and model standards of management of public education and school administration as Paulo Freire, Heloisa Luck, Victor Paro, Michel Foucault, Phillippe Ariès, Lastenio Pereira. Researched, among other documents, in: Guidelines for Municipal Municipal Secretariat of Education and Social Welfare - Sedas, Educational Guidelines of the Ministry of Education - MEC.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectModelo de gestãopor
dc.subjectQualidade do ensinopor
dc.titleAplicação de um modelo de gestão administrativa, pedagógica e socialpor
dc.title.alternativeApplication of a model of administration, educational and socialeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo aborda questões relacionadas com a administração e experiência de gestão durante o período de setembro de 2005 à setembro de 2008, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza: a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Bernadete Oriá de Oliveira, localizada na Secretaria Executiva Regional VI. Procurei, durante a pesquisa, identificar os principais problemas sentidos pela gestão da Escola, as dificuldades de administração além de formas e maneiras para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem. A conclusão do estudo indica que apesar de alguns problemas de infra-estrutura a implementação de um modelo de gestão participativa foi fundamental para a melhoria das práticas pedagógicas bem como administrativas. Fundamentaremos nossas pesquisas em autores que tratam da qualidade do modelo de ensino-aprendizagem, e dos modelos padrões de gestão do ensino público e de administração escolar como Paulo Freire, Heloísa Luck, Victor Paro, Michel Foucault, Phillippe Ariès, Lastenio Pereira. Pesquisaremos, entre outros documentos, em: Diretrizes Municipais da Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social – SEDAS, Diretrizes Educacionais do Ministério da Educação – MEC.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples