Aplicação de um modelo de gestão administrativa, pedagógica e social
Abstract
O presente estudo aborda questões relacionadas com a administração e experiência de gestão durante o período de setembro de 2005 à setembro de 2008, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza: a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Bernadete Oriá de Oliveira, localizada na Secretaria Executiva Regional VI. Procurei, durante a pesquisa, identificar os principais problemas sentidos pela gestão da Escola, as dificuldades de administração além de formas e maneiras para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem. A conclusão do estudo indica que apesar de alguns problemas de infra-estrutura a implementação de um modelo de gestão participativa foi fundamental para a melhoria das práticas pedagógicas bem como administrativas. Fundamentaremos nossas pesquisas em autores que tratam da qualidade do modelo de ensino-aprendizagem, e dos modelos padrões de gestão do ensino público e de administração escolar como Paulo Freire, Heloísa Luck, Victor Paro, Michel Foucault, Phillippe Ariès, Lastenio Pereira. Pesquisaremos, entre outros documentos, em: Diretrizes Municipais da Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social – SEDAS, Diretrizes Educacionais do Ministério da Educação – MEC.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]