Mostrar registro simples

dc.creatorBarrero, Patrícia da Silva
dc.date.accessioned2016-06-02
dc.date.available2016-06-02
dc.date.issued2015-09-08
dc.identifier.citationBARRERO, Patrícia da Silva. Integration of ICT in the context of learning programme in transport: possibilities and achievements. 2015. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10672
dc.description.abstractThis research, carried out in the Professional Master s of the Graduate Program in Networked Educational Technologies, in the research line Networked Educational Technologies Management, aims to investigate the integration of Networked Educational Technology (ICT) in training activities of the Learning Program in Transportation in order to contribute to the training of an employee profile of information society. It aimed to carry out practical actions that presented these technological tools as mediation resources in the educational process. The study was in the perspective of action research and, in the actions, we dealt with concepts involving work projects with emphasis on problem solving. Still, it had as categories of analysis the technological fluency and the autonomy of the subjects, the dropout rate of young learners and the teaching-learning process in the context. On the possibilities and achievements, the results indicate that the activities involving ICT contribute to students development and teachers update about the use of these resources, therefore enabling a favorable environment for contextual teaching and learning process and collaborating to the permanence of learners in the training course. As a product, we developed several microprojects based on Fernando Hernandéz Project Method.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJovem aprendizpor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectProjetos de trabalhopor
dc.subjectYoung learnereng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectEvasioneng
dc.subjectWork projectseng
dc.titleA integração das TIC no contexto do programa de aprendizagem no transporte: possibilidades e realizaçõespor
dc.title.alternativeIntegration of ICT in the context of learning programme in transport: possibilities and achievementseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa, realizada junto ao Mestrado Profissional do Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede , propôs-se investigar a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas atividades de capacitação do Programa de Aprendizagem no Transporte a fim de contribuir para a formação de um perfil de trabalhador da sociedade da informação. Portanto, seu objetivo foi realizar ações práticas que apresentassem essas ferramentas tecnológicas como recursos de mediação no processo educativo. O estudo deu-se dentro da perspectiva da pesquisa-ação e, nas ações, foram trabalhados os conceitos que envolvem os projetos de trabalho com ênfase à resolução de problemas. Ainda, teve como categorias de análise a fluência tecnológica e a autonomia dos sujeitos, o índice de evasão dos jovens aprendizes e o processo de ensino-aprendizagem contextualizado. Diante das possibilidades e realizações, os resultados apontam que as atividades envolvendo as TIC contribuem para o desenvolvimento discente, bem como a atualização docente quanto à utilização desses recursos e, por consequência, viabilizam um ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem contextualizado e colaboram para a permanência dos aprendizes no curso de capacitação. Como produto, foram desenvolvidos microprojetos amparados na teoria de Método de Projeto de Fernando Hernandéz.por
dc.contributor.advisor1Abegg, Ilse
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5450252602273986por
dc.contributor.referee1Gritti, Silvana Maria
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2963822047682216por
dc.contributor.referee2Bastos, Fábio da Purificação de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1720976876119389por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2867131124916470por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples