A integração das TIC no contexto do programa de aprendizagem no transporte: possibilidades e realizações
Resumo
Esta pesquisa, realizada junto ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-
Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa Gestão de
Tecnologias Educacionais em Rede , propôs-se investigar a integração das Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC) nas atividades de capacitação do Programa de
Aprendizagem no Transporte a fim de contribuir para a formação de um perfil de trabalhador
da sociedade da informação. Portanto, seu objetivo foi realizar ações práticas que
apresentassem essas ferramentas tecnológicas como recursos de mediação no processo
educativo. O estudo deu-se dentro da perspectiva da pesquisa-ação e, nas ações, foram
trabalhados os conceitos que envolvem os projetos de trabalho com ênfase à resolução de
problemas. Ainda, teve como categorias de análise a fluência tecnológica e a autonomia dos
sujeitos, o índice de evasão dos jovens aprendizes e o processo de ensino-aprendizagem
contextualizado. Diante das possibilidades e realizações, os resultados apontam que as
atividades envolvendo as TIC contribuem para o desenvolvimento discente, bem como a
atualização docente quanto à utilização desses recursos e, por consequência, viabilizam um
ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem contextualizado e colaboram para a
permanência dos aprendizes no curso de capacitação. Como produto, foram desenvolvidos
microprojetos amparados na teoria de Método de Projeto de Fernando Hernandéz.