O uso do blog na matemática com foco em educação financeira
Resumo
O presente artigo analisa e argumenta a utilização das Tecnologias em sala de aula, como o uso do blog nas aulas de Matemática com foco em Educação Financeira. A Matemática, juntamente com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação, contribui para a formação do cidadão. Ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de um blog, utiliza-se estratégias para a comprovação e a justificação de resultados em que a criatividade pode ser aflorada pela iniciativa pessoal, sem a utilização única de cálculos, gráficos, tabelas e outros meios estatísticos. Na prática docente, constata-se que os educandos apresentam falta de motivação e dificuldades para a aprendizagem da Matemática, tendo como consequência, com os métodos utilizados até então, um elevado índice de reprovação. Com o uso do blog e as demais tecnologias em sala de aula torna-se possível mudar esses resultados, propondo assim uma reflexão das mudanças econômicas, sociais e tecnológicas x família, num trabalho realizado com alunos de 6ª série do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa exploratória envolvendo levantamento bibliográfico, relato e análise do trabalho realizado em sala estimulando a compreensão.