Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, Márcia Erondina Dias de
dc.date.accessioned2016-06-27
dc.date.available2016-06-27
dc.date.issued2013-04-15
dc.identifier.citationSOUZA, Márcia Erondina Dias de. AN APPROACH PROPOSAL OF FLAVIO JOSE`S PROBLEM APPLIED TO HIGH SCHOOL. 2013. 62 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10935
dc.description.abstractIn this paper, we presents a didactic sequence of activities designed for a group of students of high school, their age were about 15 and 18 years old, with the main objective to study the problem proposed by the mathematician Flávio Josefo, in mid-year 64. The legend tells that a group of rebels, including Flávio Josefo, was trapped in a cave by the enemy army. Preferring the suicide to capture, the rebels decided to form a circle and, counting over this, to kill each third person of the rest of the group. Josefo was contrary of this suicide pact therefore, together with a friend, calculated very quickly the appropriated positions that both should take in this circle in order to get out of this terrible situation. To understand this solution, we propose, at the first moment, a review about the numerical sequences, including the special cases of arithmetic and geometric. Then, we introduce some notions about the de recurrence relations and the Principle of Mathematical Induction, allowing a generalization of concepts and results already known intuitively by the student group.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProblema de Flávio Josefopor
dc.subjectRelações de recorrênciapor
dc.subjectPrincípio de indução matemáticapor
dc.subjectJosefo s problemeng
dc.subjectRecurrence relationseng
dc.subjectPrinciple of mathematical inductioneng
dc.titleUma proposta de abordagem ao problema de Flávio Josefo aplicada ao ensino médiopor
dc.title.alternativeAn approach proposal of Flavio Jose`s problem applied to high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos uma sequência didática de atividades elaboradas para um grupo de alunos do ensino médio, na faixa etária de 15 a 18 anos, tendo como principal objetivo estudar o problema proposto pelo matemático Flávio Josefo, nos meados do ano 64. Conta a lenda que um grupo de rebeldes, dentre eles Flávio Josefo, foi encurralado numa caverna pelo exército inimigo. Preferindo o suicídio à captura, os rebeldes decidiram formar um círculo e, contando ao longo deste, matar cada terceira pessoa restante do grupo. Josefo era contrário a este pacto suicida e, por isso, juntamente com um amigo, calculou muito rapidamente as posições adequadas que ambos deveriam tomar nesse círculo de modo a saírem ilesos desta terrível situação. Para o entendimento desta solução propomos, inicialmente, uma revisão sobre sequências numéricas, incluindo os casos especiais de progressão aritmética e geométrica. Em seguida, introduzimos algumas noções a respeito de relações de recorrência e do Princípio da Indução Matemática, permitindo uma generalização dos conceitos e resultados já conhecidos intuitivamente pelo grupo de alunos.por
dc.contributor.advisor1Tonet, Luciane Gobbi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967237846212650por
dc.contributor.referee1Buligon, Lidiane
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4755671184790141por
dc.contributor.referee2Giuliani, Osmar Francisco
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934349100906783por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2515694769910031por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples