Por debaixo dos panos: a construção da imagem da prenda tradicionalista por meio de exposição fotográfica do Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guarany
Resumo
A presente dissertação produziu uma exposição fotográfica a fim de realizar o registro e também dar visibilidade às atividades das prendas do Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guarany, vinculado a Universidade Federal de Santa Maria. O Departamento é composto por estudantes, professores e técnicos administrativos da própria Universidade, que apoia as manifestações culturais, permitindo a inserção da comunidade tradicionalista, valorizando o patrimônio local e regional. Buscou-se entender como se dá a construção da representação da mulher na figura da prenda, sob o olhar do Movimento Tradicionalista na entidade do DTG Noel Guarany. Ao observar a participação do DTG em nove eventos realizados pelo estado do Rio Grande do Sul percebeu-se o jogo simbólico de poder, honra, recato, afirmação individual e coletiva existente em torno da prenda. Ao buscar uma maneira de externar em um produto o saber adquirido ao longo do contato com as prendas, surgiu a organização da exposição fotográfica que tem a construção da prenda como tema geral composta por seis subtemas selecionados através da triagem das fotografias o entorno, as pequenas ambiências organizadas para situar a prenda ou o grupo nos concursos e apresentações; a produção da prenda, o making of do vestir-se e maquiar-se; a dança, o elo inicial entre a mulher e sua participação nos Centros de Tradições, elemento pelo qual toda a indumentária é organizada; o canto, a voz como instrumento musical através do ritmo, da afinação e da interpretação é uma das modalidades dos concursos que o DTG inscreve participantes; a Ciranda de Prendas, evento anual onde as prendas são submetidas às provas artísticas e teóricas a fim de conquistar a faixa de destaque como 1ª, 2ª, e 3ª Prenda nas categorias Mirim, Juvenil e Adulta; e a relação com o peão, caracterizado pela interpretação durante as danças através dos olhares, sorrisos, o cortejo à prenda e valorização de sua delicadeza. O trabalho que se fez fundamentou-se em dois capítulos dissertativos de pesquisa bibliográfica e o terceiro contendo as fotografias produzidas e os elementos necessários para a produção e execução de uma exposição fotográfica.