Atendentes - recreacionistas ou docentes? reflexões acerca da docência na educação infantil a partir do estudo realizado em São Borja - RS

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Data
2016-09-24Autor
Zawaski, Josiane de Oliveira Pinto
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A presente pesquisa buscou problematizar a docência na educação infantil a partir da
escuta de profissionais que atuam no contexto das escolas municipais de São Borja - RS. O
estudo foi desenvolvido no decorrer do Curso de Especialização em Docência na Educação
Infantil ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria, no período de 2014 a 2016, na
cidade de Ijuí – RS. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, configurando-se como
um estudo de caso, o qual inclui a contextualização do estudo, a revisão de literatura acerca
do tema e a aplicação de questionário semiestruturado com as profissionais que atuam como
docentes na escola pesquisada. Os dados produzidos foram analisados utilizado como
referênciais, os estudos e pesquisas realizados por estudiosos/as das infâncias, entre os quais
cito Ariés (1981), Kramer (1995), Oliveira (2010, 20110), entre outros. Tais análises
evidenciam que a rede municipal pesquisada não possui o cargo de professor de educação
infantil e, portanto, a docência é exercida por profissionais denominados como “Atendente
Recreacionista”.Embora possuam a formação mínima exigida para atuação, a saber, o Ensino
Médio - Normal, as profissionais entrevistadas demonstram dedicação pela profissão.
Todavia, relatam que se sentem desvalorizadas pois apesar de atuarem como docentes, são
denominadas como atendentes recreacionistas e, portanto, não fazem jus a disponibilidade de
carga horária para fins de planejamento do trabalho pedagógico que realizam. Outro fator
evidenciado a partir da escuta das educadoras e de documentos que balizam a educação
infantil no contexto pesquisado é a necessidade de valorização de tais profissionais mediante a
garantia dos espaços de formação continuada em serviço bem como a necessidade de
implementação de políticas de valorização dos profissionais que atuam como docentes nas
escolas municipais.
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