Arte na hora planejamento: que espaço é esse na educação infantil?
Resumo
O meu trabalho decorre da minha monografia realizada no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com a Universidade Regional do Noroeste do Estado (UNIJUÍ) e Ministério da Educação e Cultura (MEC). Minha pesquisa busca refletir e compreender as práticas educativas em Arte na Educação Infantil em um espaço não regulamentado (Hora Planejamento). Em minha pesquisa usei a metodologia de estudo de caso, de abordagem qualitativa, intra local, na escola de ensino fundamental da rede municipal onde trabalho. Como procedimentos utilizei entrevistas, observações, diário de campo, registros fotográficos e filmagens. Meu estudo relata minha experiência pedagógica na linguagem musical com uma turma de alunos da Educação Infantil. Como resultados obtidos, a partir das reflexões e amparada nas concepções de Arte ao longo da história, foi possível fazer uma reavaliação das práticas pedagógicas desenvolvidas no meu cotidiano e uma qualificação destas. Com minha pesquisa posso dizer que o conceito da práxis está presente diariamente no meu trabalho pedagógico com os alunos de uma turma da Pré-Escola na Educação Infantil. Esse estudo resultou em aquisição de mais conhecimentos e clareza das ações pedagógicas desenvolvidas por mim.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: