dc.contributor.advisor | Rossini, Elcio Gimenez | |
dc.creator | Conceição, Ariane Fernandes da | |
dc.date.accessioned | 2017-08-21T15:09:32Z | |
dc.date.available | 2017-08-21T15:09:32Z | |
dc.date.issued | 2014-07-11 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11394 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The objective of this paper is to analyze the interaction of students graduating from degree in Rural Development (Plageder) by means of information and communication in the teaching-learning in virtual learning environment technologies. Specific objectives are traced to identify the profile of graduates of Plageder; check how the student interaction and
interactivity with the DL occurs; and examine the trend of student transfer the acquired knowledge on rural development for the field by drawing a parallel between the first and
second edition of the course. For the research, a case study with 148 students Plageder was made, through online questionnaire sent to their emails. In general, the course enabled students to complete a course of higher education, however, despite the Plageder be a course eminently rural studies, designed to be applied in this context, the course allowed the graduates have greater contact with the countryside from the acquired knowledge and work possibilities that this presents. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino a distância | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Plageder | por |
dc.subject | Distance learning | eng |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.subject | Interaction | eng |
dc.subject | Interactivity | eng |
dc.title | Internet em questão: ensino superior a distância e as tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Internet in point: top distance learning and information and communication technologies in the teaching-learning process | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo do presente artigo é analisar o processo de interação dos estudantes egressos
do curso superior em Desenvolvimento Rural (Plageder) por intermédio das tecnologias de
informação e comunicação nos processos de ensino-aprendizagem em ambiente virtual de
ensino. Como objetivos específicos traçou-se identificar o perfil do egresso do Plageder;
verificar como ocorre a interação e interatividade do aluno com o EaD; e examinar a
tendência do aluno em transferir o conhecimento adquirido sobre desenvolvimento rural
para o campo fazendo um paralelo entre a primeira e segunda edição do curso. Para a
realização da pesquisa, foi feito um estudo de caso com os 148 alunos do Plageder,
através de questionário online enviado aos respectivos e-mails. De maneira geral, o curso
possibilitou aos alunos a conclusão de um curso de ensino superior, porém, apesar do
Plageder ser um curso eminentemente de estudos rurais, desenvolvido para ser aplicado
neste contexto, o curso permitiu que os egressos tivessem um maior contato com o rural a
partir do conhecimento adquirido e das possibilidades de trabalho que este apresenta. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |