Internet em questão: ensino superior a distância e as tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem
Fecha
2014-07-11Autor
Conceição, Ariane Fernandes da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O objetivo do presente artigo é analisar o processo de interação dos estudantes egressos
do curso superior em Desenvolvimento Rural (Plageder) por intermédio das tecnologias de
informação e comunicação nos processos de ensino-aprendizagem em ambiente virtual de
ensino. Como objetivos específicos traçou-se identificar o perfil do egresso do Plageder;
verificar como ocorre a interação e interatividade do aluno com o EaD; e examinar a
tendência do aluno em transferir o conhecimento adquirido sobre desenvolvimento rural
para o campo fazendo um paralelo entre a primeira e segunda edição do curso. Para a
realização da pesquisa, foi feito um estudo de caso com os 148 alunos do Plageder,
através de questionário online enviado aos respectivos e-mails. De maneira geral, o curso
possibilitou aos alunos a conclusão de um curso de ensino superior, porém, apesar do
Plageder ser um curso eminentemente de estudos rurais, desenvolvido para ser aplicado
neste contexto, o curso permitiu que os egressos tivessem um maior contato com o rural a
partir do conhecimento adquirido e das possibilidades de trabalho que este apresenta.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: