dc.contributor.advisor | Bernardi, Giliane | |
dc.creator | Selvero, Caroline Mitidieri | |
dc.date.accessioned | 2017-10-05T11:47:25Z | |
dc.date.available | 2017-10-05T11:47:25Z | |
dc.date.issued | 2014-07-12 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11800 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | Para que exista el aprendizaje de una lengua extranjera, se puede observar que la interacción en el contexto de la enseñanza puede influir en el proceso de enseñanza y aprendizaje, lo que resulta en un aspecto diferencial para el establecimiento del aprendizaje de los estudiantes. A partir de estas consideraciones, fue realizada una encuesta con los profesores y tutores de español del segundo semestre de la asignatura del curso de Licenciatura Letras Espanhol e Literaturas na modalidade de ensino a distância da UFSM. El trabajo fue desarrollado para intentar buscar analizar si desde el principio los alumnos son estimulados a interactuar y colaborar de alguna manera para la formación del compañero de clase y para su propia formación. O El trabajo se justifica por la importancia de realizar investigaciones que contribuyan a la reflexión de la enseñanza y el aprendizaje de lengua extranjera a distancia. Para obtener los objetivos de la investigación, se aplicó con profesores y tutores un cuestionario y fueron analizadas actividades de la asignatura Espanhol II. A partir del análisis de las tareas fue posible ver cómo ocurre la interacción entre profesores, tutores y estudiantes, así como el estímulo del aprendizaje a través de la cooperación, la comunicación y la coordinación. De acuerdo con la profesora y las tutoras encuestadas, fue posible determinar los factores que influyeron en el aprendizaje de la nueva lengua. Por fin, se observó que la interacción y la colaboración son estimuladas a partir del comienzo del curso. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Espanhol língua estrangeira | por |
dc.subject | Ensino a distância | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Colaboração | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Español lengua extranjera | spa |
dc.subject | Enseñanza a distancia | spa |
dc.subject | Interacción | spa |
dc.subject | Colaboración | por |
dc.subject | Enseñanza y aprendizaje | spa |
dc.title | A importância da interação na aprendizagem de língua estrangeira a distância | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Para a aprendizagem de uma Língua Estrangeira, percebe-se que a interação no contexto de ensino pode exercer influência no processo de ensino e aprendizagem, resultando em um aspecto diferencial para o estabelecimento da aprendizagem de alunos. A partir dessas considerações, foi realizada uma pesquisa com a professora e as tutoras da disciplina de Língua Espanhola do segundo semestre do curso de Licenciatura Letras Espanhol e Literaturas na modalidade de ensino a distância da UFSM. O trabalho foi desenvolvido no sentido de buscar analisar se, desde o início do curso, os alunos são estimulados a interagir e colaborar, de alguma maneira, para a formação do colega e, em contrapartida, para a sua formação. O trabalho justifica-se devido à importância da realização de pesquisas que contribuam para a reflexão do ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira a distância. Para alcançar os objetivos da pesquisa, aplicou-se, com os professores e tutores, um questionário e foram analisadas atividades da disciplina Espanhol II no Moodle. A partir da análise das tarefas foi possível verificar como ocorre a interação entre professor, tutores e alunos, bem como o estímulo da aprendizagem através da cooperação, comunicação e coordenação. De acordo com a professora e tutoras questionadas, foi possível averiguar os fatores que influenciam a aprendizagem do novo idioma. Como conclusão, observou-se que a interação e a colaboração são estimuladas desde o início do curso. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |