A importância da interação na aprendizagem de língua estrangeira a distância
Visualizar/ Abrir
Data
2014-07-12Autor
Selvero, Caroline Mitidieri
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Para a aprendizagem de uma Língua Estrangeira, percebe-se que a interação no contexto de ensino pode exercer influência no processo de ensino e aprendizagem, resultando em um aspecto diferencial para o estabelecimento da aprendizagem de alunos. A partir dessas considerações, foi realizada uma pesquisa com a professora e as tutoras da disciplina de Língua Espanhola do segundo semestre do curso de Licenciatura Letras Espanhol e Literaturas na modalidade de ensino a distância da UFSM. O trabalho foi desenvolvido no sentido de buscar analisar se, desde o início do curso, os alunos são estimulados a interagir e colaborar, de alguma maneira, para a formação do colega e, em contrapartida, para a sua formação. O trabalho justifica-se devido à importância da realização de pesquisas que contribuam para a reflexão do ensino e aprendizagem de Língua Estrangeira a distância. Para alcançar os objetivos da pesquisa, aplicou-se, com os professores e tutores, um questionário e foram analisadas atividades da disciplina Espanhol II no Moodle. A partir da análise das tarefas foi possível verificar como ocorre a interação entre professor, tutores e alunos, bem como o estímulo da aprendizagem através da cooperação, comunicação e coordenação. De acordo com a professora e tutoras questionadas, foi possível averiguar os fatores que influenciam a aprendizagem do novo idioma. Como conclusão, observou-se que a interação e a colaboração são estimuladas desde o início do curso.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: