As TIC no contexto escolar do ensino médio: um estudo em escolas da rede pública de Santa Maria - RS
Visualizar/ Abrir
Data
2014-07-11Autor
Freitas, Leandro Felipe Aguilar
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A expansão do uso de computadores e do acesso à Internet, presenciado nos
últimos anos, evidencia o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC),
as quais influenciam na modificação de hábitos cotidianos de seus usuários. As
transformações atingem o modo como as pessoas se comunicam e interagem, e a
educação não se exclui dessas mudanças. Percebe-se iniciativas de professores
que estão experimentando o uso de recursos provenientes das TIC em suas práticas
pedagógicas. A escola mostra-se tradicional, ainda, em seus métodos de educar,
porém há docentes engajados na inserção das TIC na educação, no intuito de
estreitar as experiências extraclasse dos alunos às atividades escolares. Neste
contexto, o presente trabalho visa à pesquisa sobre o uso destas tecnologias no
âmbito escolar, exemplificando quais recursos os professores estão utilizando, como
estão inserindo em suas práticas, e quais os possíveis desafios e limitações encontrados nestas mudanças. Para isso, utiliza-se de um questionário aplicado a
professores de Ensino Médio de três escolas da rede pública de Santa Maria-RS.
Posteriormente, cinco professores são entrevistados e questionados quanto às
experiências que estão vivenciando no uso das TIC em suas práticas pedagógicas.
Os resultados esclarecem que os professores pesquisados demonstram interesse e
predisposição ao uso de tais tecnologias. Relatam limitações quanto à inserção de
tecnologias, quais recursos estão testando e os resultados obtidos a partir da
prática. Predominantemente, os resultados confirmam que as TIC possibilitam
diversas aplicações nos processos de ensino e aprendizagem, e a resposta dos
alunos é positiva.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: