Relação entre professores de educação física e alunos surdos em escola regular e especial da educação infantil
Resumo
A educação Física escolar permite aos professores, trabalhar não só com o corpo, mas também com todas as vivências, proporcionado aos alunos um melhor preparo para inserir-se na sociedade. No caso de crianças com deficiência auditiva a educação física deve ser uma disciplina integradora que consiga aproximar surdos e ouvintes trabalhando questões fundamentais para o desenvolvimento de ambos os alunos. Esse estudo de metodológica qualitativa descritiva teve por objetivo analisar como se da à comunicação durante as aulas de educação física da educação infantil entre aluno e professor em uma escola de ensino regular e uma escola especial e assim analisar aspectos como aprendizagem e comunicação e a visão do profissional de educação física quanto sua formação. Para a realização da pesquisa foram eleitos para o estudo um aluno surdo da escola de ensino regular e um aluno da escola especial assim como seus respectivos professores da disciplina de Educação Física na Educação Infantil. Foi possível observar que em ambas as escolas regular e especial há uma comunicação entre aluno surdo e professor, no entanto na escola regular algumas vezes o aluno não recebia todas as informações por falta de uma comunicação totalmente efetiva. A aprendizagem na escola regular também apresentou maiores dificuldades quando comparada com a escola especial. Ainda, na entrevista com os professores discutiu-se que ambos se sentem prejudicados pela falta de experiência prática com deficientes durante a graduação. Estudos nessa área são importantes para estabelecer discussões sobre inclusão e a inserção de alunos surdos em escola regular ou especial.
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