Itens para a visualização no momento 165-184 of 313

    • Limites e derivadas 

      Alves, Ivan Paulo Marques (2010)
      A disciplina terá dois momentos bem específicos: um presencial e outro a distância. Nos dois momentos serão abordados conteúdos básicos, funções e equações paramétricas que são as principais ferramentas para descrever o ...
    • Linguagem de programação I 

      Bertolini, Cristiano; Parreira, Fábio José; Cunha, Guilherme Bernardino da; Macedo, Ricardo Tombesi (2019)
      A disciplina de Linguagem de Programação I abrangerá os conceitos básicos de algoritmos e programação utilizando-se da Linguagem de Programação C. O livro de Linguagem de Programação I pode ser utilizado em disciplinas ...
    • Linguagem de Programação II 

      PARREIRA, Fábio José; SILVA, Teresinha Letícia da; BERTOLINI, Cristiano; CUNHA, Guilherme Bernardino da (2019)
      As linguagens de programação, basicamente, estão subdivididas em um dos 4 principais paradigmas de programação, que são: Programação Orientada a Objetos (POO), imperativo, funcional e lógico. Em nosso livro, denominado ...
    • Linguagem visual 

      Dalmazzo, André Krusser (2007)
      Nesta disciplina de Linguagem Visual, podemos dizer que a concentração do conhecimento está na compreensão da narrativa através de imagens a partir do estudo de elementos de comunicação visual. Atualmente a utilização da ...
    • Linguística aplicada: teorias de aprendizagem 

      Fialho, Vanessa Ribas (2010)
      A disciplina Linguística Aplicada: Teorias de Aprendizagem, vai estabelecer uma reflexão sobre a aprendizagem e aquisição de linguagem de aspectos teóricos; aplicar as teorias de aprendizagem e aquisição de linguagem; ...
    • Linguística contemporânea 

      Pires, Vera Lúcia (2008)
      A disciplina Linguística Contemporânea é composta por 3 unidades. A unidade 1, apresenta o assunto Língua e comunicação. A unidade 2, apresenta os Estudos do texto e do discurso. Por fim, a unidade 3, apresenta a Descrição ...
    • Linguística geral 

      Corrêa, Marcia Cristina (2007)
      A disciplina Linguística Geral tem como principais objetivos a compreensão dos conceitos básicos que envolvem os estudos linguísticos; a diferenciação de suas principais correntes e o conhecimento dos teóricos basilares e ...
    • Literatura brasileira: Lírica 

      Oliveira, Raquel Trentin (2010)
      A disciplina de Literatura Brasileira: Lírica, apresenta o assunto a lírica brasileira, segundo o programa da disciplina, especificamente a que se desenvolveu a partir do século XIX no Brasil. Para estudá-la, elegeram ...
    • Literatura brasileira: Narrativa 

      Santos, Pedro Brum (2010)
      Esta disciplina aborda textos literários com vistas a transmitir uma compreensão geral da narrativa de ficção brasileira. A disciplina verifica noções básicas caracterizadoras dos textos escolhidos, sua divisão é feita por ...
    • Literatura e artes visuais no contexto greco-latino e na modernidade 

      Tavares, Enéias Farias (2013)
      A disciplina de Literatura e Artes Visuais no Contexto Greco-Latino e na Modernidade Literatura, tem o objetivo de refletir sobre a relação entre literatura e artes visuais no cenário greco-latino e na modernidade, estudando ...
    • Literatura greco-latina 

      Oliveira, Raquel Trentin (2013)
      A disciplina de Literatura Grego-Latina estuda textos fundamentais que estão na base da formação do cânone literário ocidental: a epopeia e a tragédia da antiguidade grega e latina. Estudaremos textos épicos e dramáticos ...
    • Literatura infantil 

      Celidonio, Eni de Paiva (2009)
      A disciplina de Literatura Infantil tem o objetivo de fornecer ao aluno subsídios, a fim de que os textos dirigidos ao público infantil sejam utilizados em sala de aula, considerando suas potencialidades pedagógicas, ...
    • Literatura Infantojuvenil 

      ALÓS, Anselmo Peres; CARGNELUTTI, Camila Marchesan (2021)
      A literatura infantil (e a infantojuvenil) é, para futuros professores e professoras (sejam do curso de Letras, sejam do curso de Pedagogia), um vasto, inesgotável e importante campo de estudos e fonte de material para o ...
    • Literatura rio-grandense 

      Reginatto, Andrea (2011)
      A disciplina Literatura Sul-rio-grandense tem como objetivos estudar a produção literária desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde suas origens até os dias atuais. Desse modo, buscamos por meio de estudos teóricos e de ...
    • Língua brasileira de sinais - libras 

      Hautrive, Giovana Medianeira Fracari (2019)
      Este caderno didático foi produzido para ser utilizado na disciplina de Língua Brasileira de Sinais - Libras do curso de Licenciatura em Computação, ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de ...
    • Língua portuguesa 

      Preuss, Lisandra Jorgensen (2017)
      Este material está impregnado do processo de tecer ideias a partir do ato da leitura e da compreensão de tais ideias. A estrutura foi organizada de maneira a proporcionar aos alunos uma dialogicidade com as mensagens ...
    • Língua portuguesa e educação I 

      Petri, Verli da Silveira (2009)
      A disciplina de Língua Portuguesa e Educação, como o nome já diz, deve privilegiar textos e atividades que contribuam com o aperfeiçoamento da comunicação em língua portuguesa, bem como deve aprofundar nossas reflexões ...
    • Língua, cultura e identidade 

      Lunardi, Márcia Lise; Kraemer, Graciele Marjana (2005)
      A disciplina de Língua, Cultura e Identidade vem abordar a relação entre as dinâmicas sociais a partir das representações mediadas pela língua acerca da cultura e da identidade dos sujeitos. Na primeira unidade, são ...
    • Lógica Matemática 

      Bertolini, Cristiano; Cunha, Guilherme Bernardino da; Fortes, Patricia Rodrigues (2017)
      A lógica matemática é de fundamental importância para as linguagens de programação necessárias para a construção de programas de computador (softwares). É com base na lógica matemática que as linguagens de computador são ...
    • O Lúdico na Educação do Campo 

      David, Cesar de; Trindade, Rogerio Vanderlei de Lima (2021)
      A disciplina O Lúdico na Educação do Campo foi elaborada a partir de dois eixos fundamentais. O primeiro inclui a possibilidade de apresentar, analisar, discutir e problematizar alguns conceitos que permitam ampliar relações ...