Navegação CTE: Coordenadoria de Tecnologia Educacional por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 327
-
Processos investigativos em educação I
(2005)O campo científico é um caminho de possibilidades e revelações. Para aprofundar nas diretrizes teóricas que emolduram a história da ciência, foi organizada uma abordagem evolutiva do conhecimento científico. Esse percurso ... -
Fundamentos da Educação Especial I
(2005)Nesta disciplina, temos como objetivos proporcionar ao aluno: conhecimentos teórico-práticos sobre a educação especial no mundo e no Brasil, a compreensão das necessidades educacionais especiais na escola e a contextualização ... -
Produção midiática para educação
(2005)O conteúdo da disciplina está dividido em quatro unidades e em cada uma delas você aprenderá noções básicas que lhe ajudarão a produzir um pequeno jornal, um vídeo um programa de rádio ou, até mesmo um sítio para a internet. ... -
Políticas públicas e gestão na educação básica
(2005)A disciplina Políticas Públicas e Gestão na Educação Básica (PPGEB) é de grande importância na constituição do arcabouço de conhecimentos necessários para a formação do futuro educador. Essa relevância acontece porque, ... -
Língua, cultura e identidade
(2005)A disciplina de Língua, Cultura e Identidade vem abordar a relação entre as dinâmicas sociais a partir das representações mediadas pela língua acerca da cultura e da identidade dos sujeitos. Na primeira unidade, são ... -
Informática na educação especial
(2005)Esta disciplina tem como objetivo fundamental oportunizar estudos e construir conhecimentos acerca da informática na educação especial, e refletir sobre o papel do professor e sua formação quanto ao uso do computador no ... -
Diferentes representações da língua
(2005)O contexto social que permeia as relações interpessoais a partir dos sistemas educacional, político e econômico de um repertório social constituído pelo multiculturalismo, encontra-se diretamente atrelado às representações ... -
Didática
(2005)Nesta disciplina, temos como objetivos identificar e articular as dimensões humana, técnica e político-social que envolvem a compreensão do processo ensino-aprendizagem. Além disso, analisar e utilizar os pressupostos ... -
Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação II
(2005)Esta disciplina organiza-se com leituras e atividades. Para o desenvolvimento das atividades são imprescindíveis a leitura e o estudo do conteúdo (inclusive as leituras complementares indicadas); a elaboração de sínteses ... -
Fundamentos neuropsicológicos da aprendizagem
(2005)Nesta disciplina, o aluno terá a oportunidade de analisar os principais mecanismos neuropsicológicos responsáveis pelo processo da aprendizagem, ressaltando que a Neurociência é um dos campos do conhecimento que mais tem ... -
Psicologia da educação II
(2005)Nesta disciplina, vamos trabalhar com a formação da personalidade e sua implicação nos processos educacionais. Para tanto, serão conhecidos alguns de seus principais teóricos, seu precursor Freud e a psicanálise e alguns ... -
Fundamentos da educação especial II
(2005)Nessa disciplina, esperamos que o aluno conheça alguns aspectos importantes da surdez, do transtorno de aprendizagem e do déficit cognitivo. Também que compreenda as características e a importância dos modelos de atendimento ... -
Psicologia da Educação I
(2005)Muitos estudiosos estiveram envolvidos em várias pesquisas, o que fez com que suas "descobertas" se transformassem em teorias e diferenciassem-se de acordo com o tempo. Assim, houve pesquisadores que pensavam de uma forma ... -
Processos investigativos em educação II
(2005)A proposta deste trabalho é propiciar um diálogo com a teoria básica do conhecimento científico e sua construção através da pesquisa. Por isso, perguntamos: você sabia que a pesquisa possui vários âmbitos, inclusive faz ... -
Fundamentos da leitura e escrita
(2005)A disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita tem como propósito oferecer aos alunos a análise de diferentes aportes teóricos a respeito da temática da alfabetização. Busca-se, através de textos, reflexões e análises, ... -
Metodologia do ensino de ciências naturais e suas tecnologias
(2005)A disciplina "Metodologia do Ensino de Ciências Naturais" integra conhecimentos científico-tecnológicos. Este material didático escrito foi elaborado tendo em mente que, em média, duas páginas implicam uma hora de estudo ... -
Metologia do ensino da língua portuguesa I
(2005)Ao desenvolver um livro didático para a disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa do Curso de Graduação a distância de Educação Especial, procura-se apresentar, seguindo a proposta da disciplina, conteúdos ... -
Processos investigativos em educação III
(2005)O livro texto trará as orientações básicas da metodologia e estrutura dos trabalhos acadêmicos que se desenvolverão no decorrer do curso de Graduação em Educação Especial, como relatório de pesquisa, relatório de participação ... -
Matemática e educação escolar I
(2005)Após essa primeira disciplina da área de Matemática, o aluno será capaz de organizar situações didáticas para o ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e refletir sobre elas. Para isso, serão consideradas ... -
Psicologia da educação III
(2005)O objetivo desta disciplina de Psicologia da Educação III é conhecer e identificar as principais teorias interacionistas e seus aportes nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, assim como nas ações pedagógicas. ...