dc.contributor.advisor | Santarosa, Maria Cecília Pereira | |
dc.creator | Tedesco, Natalia | |
dc.date.accessioned | 2017-10-26T14:12:18Z | |
dc.date.available | 2017-10-26T14:12:18Z | |
dc.date.issued | 2016-05-21 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11922 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This course conclusion work presentes na analysis and reflection on the use of concrete material and visualization in the teaching and learning of plane geometry and Space in the 3rd year of the Polytechnic School. It performed a theoretical study Geometry of education according to the National Curriculum Parameters (PCN), the meaning and importance of meaningful learning and visualization in teaching. Through this study, a priori developed na analysis of prior knowledge presented by the students on plane geometry and space, and application of a novel class with use of concrete material, where they should build the plane figures and polyhedrons using toothpicks, gum or modeling clay, to enablelearning and building concepts and knowledge itself. Through this class can observe the importance of using concrete material in the teaching and learning of mathematical contente, in addition to interest, participation and motivation demonstrated by students in the construction and analysis of concepts worked. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Geometria | por |
dc.subject | Material concreto | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Geometry | eng |
dc.subject | Concrete material | eng |
dc.subject | Meaningful learning | eng |
dc.title | Resgatando os conhecimentos prévios da geometria plana para a aprendizagem significativa da geometria espacial | por |
dc.title.alternative | Rescuing the previous knowledge geometry plane for significant learrning geometry space | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tapejara, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise e reflexão sobre o uso de material concreto e a visualização no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Plana e Espacial no 3º Ano do Ensino Médio Politécnico. É realizado um estudo teórico do ensino de Geometria segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o significado e importância da aprendizagem significativa e da visualização no ensino. Por meio desse estudo, desenvolveu-se a priori uma análise dos conhecimentos prévios apresentados pelos alunos sobre Geometria Plana e espacial, e aplicação de uma aula inédita com uso de material concreto, onde eles deveriam construir as figuras planas e os poliedros utilizando palitos, gomas ou massa de modelar, a fim de possibilitar a aprendizagem e a construção de conceitos e do próprio conhecimento. Através dessa aula pode-se observar a importância de utilizar material concreto no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos, além do interesse, participação e motivação demonstrada pelos alunos na construção e análise dos conceitos trabalhados. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |