Resgatando os conhecimentos prévios da geometria plana para a aprendizagem significativa da geometria espacial
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise e reflexão sobre o uso de material concreto e a visualização no processo de ensino e aprendizagem de Geometria Plana e Espacial no 3º Ano do Ensino Médio Politécnico. É realizado um estudo teórico do ensino de Geometria segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o significado e importância da aprendizagem significativa e da visualização no ensino. Por meio desse estudo, desenvolveu-se a priori uma análise dos conhecimentos prévios apresentados pelos alunos sobre Geometria Plana e espacial, e aplicação de uma aula inédita com uso de material concreto, onde eles deveriam construir as figuras planas e os poliedros utilizando palitos, gomas ou massa de modelar, a fim de possibilitar a aprendizagem e a construção de conceitos e do próprio conhecimento. Através dessa aula pode-se observar a importância de utilizar material concreto no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos, além do interesse, participação e motivação demonstrada pelos alunos na construção e análise dos conceitos trabalhados.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: