dc.contributor.advisor | Ribeiro, Eliziane Tainá Lunardi | |
dc.creator | Modesto, Caciéli Verônica | |
dc.date.accessioned | 2017-10-31T14:16:55Z | |
dc.date.available | 2017-10-31T14:16:55Z | |
dc.date.issued | 2014-11-29 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11938 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | This work aims to understand and identify the factors that influence professionals from Kindergarten to develop a political project based on Democratic School Management. Thus observing and contributing to a reflection on the value of this stage of education that have long been seeking recognition. Since then, developed a qualitative research using the questionnaire as a tool for data collection, offering an analysis of the current issues that are being rethought in schools. The research takes place in a Municipal School for Early Education, the city of Campo Bom, which proposes the idea of shared management and democratic offering participants the collective search for solutions and pedagogicaladmistrativas where everyone learns and teaches according to their daily and daily experiences, thus relying on the concepts of meaningful learning. However, we know that much still has to seek and know, and based on this, the paper seeks to rethink the proposals have giving positive or negative results developed. Since then, the work into four main chapters, where we consider: The Initial Considerations; Theoretical Framework and Methodology, Participation teacher Education in School Administration, in addition to analysis of the results. Completing this way it is possible to rethink , reformulate the concepts already determined from the dialogue and real than becomes a participatory democratic management understanding. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.title | A gestão escolar e a instituição de educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como finalidade conhecer e identificar os fatores que influenciam os profissionais da Educação Infantil a desenvolverem um Projeto PolíticoPedagógico com base na Gestão Escolar Democrática. Desta forma observando e contribuindo para uma reflexão sobre a valorização dessa etapa da educação básica que há muito tempo vem buscando seu reconhecimento. Sendo então, desenvolvida uma pesquisa qualitativa com o uso do questionário como instrumento de coleta de dados, oferecendo uma analise das questões atuais que estão sendo repensadas nas instituições escolares. A pesquisa ocorre em uma escola Municipal de Educação Infantil, do município de Campo Bom, onde tem como proposta a idéia de gestão compartilhada e democrática, oferecendoaos seus participantes a busca coletiva por soluções pedagógicas e administrativas, onde cada um aprende e ensina de acordo com suas vivências diárias e cotidianas, baseando-se assim nos conceitos da aprendizagem significativa. Porem, sabemos que muito ainda tem a se buscar e conhecer, e com base nisso , o trabalho busca repensar as propostas que estam dando resultados positivos ou negativos em relação desenvolvido.Sendo então, o trabalho dividido em quatro capítulos principais, onde podemos considerar: As Considerações Iniciais; Referencial Teórico e Metodologia, Reflexões Acerca da Participação dos Professores de Educação na Gestão Escolar, além Análise dos Resultados.Concluindo desta forma que é possível repensar, reformular os conceitos já determinados a partir do diálogo e do entendimento real do que vem a ser uma gestão democrática participativa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |