A gestão escolar e a instituição de educação infantil
Resumo
Este trabalho tem como finalidade conhecer e identificar os fatores que influenciam os profissionais da Educação Infantil a desenvolverem um Projeto PolíticoPedagógico com base na Gestão Escolar Democrática. Desta forma observando e contribuindo para uma reflexão sobre a valorização dessa etapa da educação básica que há muito tempo vem buscando seu reconhecimento. Sendo então, desenvolvida uma pesquisa qualitativa com o uso do questionário como instrumento de coleta de dados, oferecendo uma analise das questões atuais que estão sendo repensadas nas instituições escolares. A pesquisa ocorre em uma escola Municipal de Educação Infantil, do município de Campo Bom, onde tem como proposta a idéia de gestão compartilhada e democrática, oferecendoaos seus participantes a busca coletiva por soluções pedagógicas e administrativas, onde cada um aprende e ensina de acordo com suas vivências diárias e cotidianas, baseando-se assim nos conceitos da aprendizagem significativa. Porem, sabemos que muito ainda tem a se buscar e conhecer, e com base nisso , o trabalho busca repensar as propostas que estam dando resultados positivos ou negativos em relação desenvolvido.Sendo então, o trabalho dividido em quatro capítulos principais, onde podemos considerar: As Considerações Iniciais; Referencial Teórico e Metodologia, Reflexões Acerca da Participação dos Professores de Educação na Gestão Escolar, além Análise dos Resultados.Concluindo desta forma que é possível repensar, reformular os conceitos já determinados a partir do diálogo e do entendimento real do que vem a ser uma gestão democrática participativa.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1014]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: